A Prefeitura de Lagarto, intensificou as ações de mapeamento e resgate de moradores de rua, com o objetivo de manter esse público, em situação de vulnerabilidade, protegido da pandemia do novo Coronavírus.

No último domingo, 22, a equipe da proteção especial e do Creas, estiveram percorrendo locais estratégicos da cidade como: terminal rodoviário, Praça do Rosário, região de feira, entre outros espaços que possam servir de abrigo para esses grupos, para cadastrar e resgatar pessoas em situação de rua.

Para Baruc, coordenador da Proteção Social Especial, durante a busca ativa foi constatado, apenas dois casos, que apresentam o perfil de morador de rua.

“Nesse momento, o município não apresenta um grande número de pessoas com perfil de morador de rua, conseguimos registrar apenas dois casos. O que nós identificamos, são pessoas que apresentam quadro de uso abusivo de drogas, mas que possuem residência própria, seja de familiares, outros de aluguel, e que estão nas ruas durante todo o dia, porque é o que eles querem, estar na rua, mas que geralmente a noite, seja lá qual for o horário, retornam pra suas residências”, explicou.

“Para os dois casos encontrados, quando questionamos porque estão nas ruas, eles destacaram que estão em conflito com os familiares, então nós já demos o primeiro passo, que é iniciar o trabalho de restabelecimento de vínculo, para reinseri-los no convívio familiar”, frisou.

Para Jéssica, coordenadora do Creas, a busca ativa deve partir de toda a sociedade, nesse momento em que travamos uma luta contra o Coronavírus.

“A gente pede a população lagartense, que colabore com o nosso trabalho, intensifique esse olhar para o caso de encontrar um caso com o perfil de morador de rua. E que possa está trazendo essa informação pra secretaria de assistência social do município, para tomar todas as medidas possíveis. Essa população também merece cuidados, informação e principalmente a garantia de direitos,” ressaltou.

Durante as abordagens foram prestadas informações e orientações acerca das medidas de prevenção que o município tem aderido. A coordenadora ainda adverte: “A gente orienta a população que mantenha firme o propósito de não dá esmolas e incentive essa população a buscarem apoio nos serviços sociais que o município oferece, que nós da assistência social estaremos prestando todo auxílio dentro da nossa responsabilidade” alertou Jéssica.

A Prefeita Hilda Ribeiro, afirmou que todas as medidas estão sendo tomadas para acolher essas pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Acolher essas pessoas, entender porque elas chegaram a essa situação e tentar reinseri-las no seio de suas famílias e na sociedade de modo geral. Estamos intensificando o trabalho que realizamos de forma contínua, para garantir isso”, destacou a gestora.

rua

Última atualização em 24 de março de 2020