No último dia 4 de dezembro, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho – Sedest recebeu a visita da consultora da Unesco/PCF/Ministério da Cidadania, Kaliny Keyse Silva Tavares, bem como a Coordenadora Estadual do Programa Criança Feliz/Primeira Infância no SUAS, e Izabel Almeida, objetivando coletar informações referentes à execução do PCF- Programa Criança Feliz/Primeira Infância no SUAS, observando os aspectos relativos à gestão, integração e visitas domiciliares para análise qualitativa, bem como orientar a equipe municipal diante das fragilidades e suas potencialidades.

O Programa Criança Feliz foi criado pelo Ministério para promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

As equipes do Criança Feliz fazem visitas domiciliares às famílias que integram o programa, acompanham e levam orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

O objetivo é promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, além de apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança.

Na oportunidade, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos com as crianças e gestantes onde a consultora conheceu in loco os serviços da equipe do Programa no município, tendo sido relatado pelas famílias visitadas, bons avanços no desenvolvimento infantil físico, cognitivo e psicossocial, aprofundamento de laços familiares, dedicando maior tempo aos filhos.

“Em geral, a visita obteve avaliações positivas da aplicação da metodologia do programa, no geral, o programa está sendo muito bem executado. As equipes estão conseguindo seguir as orientações que o Ministério determina, cumprindo suas metas e fazendo as visitas domiciliares, que é um dos pilares do programa”, pontuou Kaliny Keyse, “

Em 2020 o município de Lagarto já está elegível para ampliação de mais 200 famílias serem atendidas pelo programa. Sempre primando para a qualidade e desenvolvimento de crianças na primeira infância e gestantes o que foi comemorado pela prefeita Hilda Ribeiro.

Última atualização em 12 de dezembro de 2019