Iniciando as programações extraoficiais do Aniversário da Cidade, na manhã desta quarta-feira, 16, a Prefeita de Lagarto Hilda Ribeiro, procedeu a assinatura da Ordem de Serviço para as obras de construção da Praça Antônio Gonçalves de Santomé (Praça do Marco Histórico) no povoado Santo Antônio.

Localizado no terreno da antiga Tapera de São Tomé, na comunidade supracitada, o antigo marco foi edificado em 1972 e de lá pra cá só havia passado por serviços de pintura.

O projeto, que tem a autoria da arquiteta da Secretaria Municipal de Obras, Marilia Gabriela, inclui a preservação da Cruz das Almas, que representa a fé dos primeiros habitantes desta terra a até mesmo uma placa que trazia os nomes dos seus idealizadores, mas que foi furtada há décadas, e será recuperada simbolicamente.

A obra que provem de recursos próprios e está sob responsabilidade da HN Construção e Serviços, vai transformar o local onde surgiu o município de Lagarto, de um simples marco histórico a uma moderna e belíssima praça.

Para os professores e historiadores José Uesele e Manoel Andrade que prestigiaram o ato, a revitalização dos monumentos históricos Marco de Fundação de Lagarto e Cruz das Almas será um legado valoroso para a memória local e atende a uma demanda histórica da comunidade lagartense que os têm como bens culturais simbólicos e delineadores da sua gênese e da identidade papa-jaca. O Marco de Fundação de Lagarto é um lugar de memória que remonta ao primeiro núcleo do nosso povoamento, fundado em 13 de junho de 1604 pelo colonizador Antônio Gonçalves de Santomé. O local também reveste-se de misticismo por abrigar o monumento Cruz das Almas, que rememora à ancestralidade nativa e as batalhas travadas no início da colonização, de acordo com o imaginário popular.

Hilda Ribeiro exaltou a importância de mais esta obra em prol da história e cultura lagartense:

“Sou apaixonada por esta terra e especialmente por sua história tão singular. Desde que assumimos a gestão em 2019 e passava por ali, já era um desejo de fazer uma grande modificação e não um simples paliativo. Este local precisa voltar a ser um dos nossos principais pontos turísticos, pois infelizmente não está à altura dos visitantes nem da população. Hoje temos a alegria de assinar a Ordem de Serviço para construir uma linda praça que vai dar o valor necessário para o nosso marco, preservando suas principais características. Um presente para a memória histórica do município e para a comunidade do povoado Santo Antônio”, salientou a prefeita Hilda Ribeiro.

Última atualização em 16 de março de 2022