Em uma manhã de grandes novidades para o município, no tocante a obras públicas, a prefeita de Lagarto Hilda Ribeiro fez um anuncio que era há muito tempo esperado pela turma da melhor idade. Trata-se da autorização para licitação da reforma do Centro dos Idosos, na Praça José Domingos Vieira, do conjunto Laudelino Freire.

A obra está estimada em R$ 78.788,55 (setenta oito mil, setecentos e oitenta e oito reais e cinquenta e cinco centavos). Oriundos de recursos do povo de Lagarto.

Bem diferente do que foi divulgado em redes sociais por cidadãos descompromissados com a verdade, além de ser uma antiga reivindicação dos próprios usuários, o prédio, cuja estrutura física foi condenada pela Defesa Civil, foi fechado pela gestão anterior em MARÇO de 2018, tendo as atividades transferidas para um imóvel alugado no mesmo bairro.

Mesmo em um espaço menor, o Centro segue atendendo cerca de 150 idosos que são usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Lá são desenvolvidas atividades, lúdico pedagógicas, de arte e cultura, e psicossocial, vislumbrando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, a melhoria da auto estima, socialização, a integração inter-geracional, maior participação social na garantia de direitos e promoção da cidadania.

Por conta da pandemia todas as atividades presenciais foram naturalmente suspensas.

“Quando assumimos a gestão o espaço já estava fechado e deteriorado há pouco mais de dois anos. Foram eles, os idosos, que sempre fizeram esta reivindicação em nossos encontros. Portanto, estamos aqui hoje, dando esse pontapé inicial, seguindo os trâmites legais para a concretização do sonho deles. Este centro tem um valor sentimental, é mais que um local de referência, entendo que é uma ligação de afeto com o mesmo. Com a reforma poderemos ampliar esse atendimento em até 100%, com atividades em dias alternados, para restabelece-las de forma mais cômoda”, destacou a prefeita Hilda.

Última atualização em 19 de junho de 2020