Após a terceira reunião com representantes da classe artística, realizada nesta terça-feira, 23 de março, a Prefeitura de Lagarto, representada pela Secretaria da Cultura, Juventude e Esporte, chegou a um acordo em comunhão com os mesmos para definir o texto do Projeto de Lei do Poder Executivo, denominado “Projeto Circulando Cultura”, que determina o percentual para contratação de atrações locais para eventos do município entre outros benefícios.

A discussão central acerca do texto é que o município passará a priorizar um percentual de 50% (em algumas situações até um pouco mais) da programação para contratação ou inclusão da prata da casa, em todas as categorias artísticas e culturais.

Eis os principais pontos do projeto

– Realizar mensalmente apresentações culturais em praças, bairros, escolas públicas do município e povoados da cidade, mostrando a diferentes públicos o trabalho artístico presente em Lagarto.

– Elaborar juntamente com o Conselho Municipal de Cultura (Comcult) e a Comunidade Cultural Lagartense, anualmente, o “Calendário Cultural do Município de Lagarto”.

– Lançar editais para a composição da programação do Circulando Cultura, a ser apresentada nos meses sequentes, serão lançados anualmente, no mínimo, 03 (três) editais.

– Como mencionado acima, contemplar, no mínimo, 50% das programações de todos os eventos culturais, com apresentações de artistas locais devidamente remunerados e/ou voluntários. Sendo que a porcentagem corresponde a cada segmento artístico programado para o evento, seja: Música, teatro, dança, cultura popular, artes circenses etc.

– E que as apresentações deverão ser realizadas uma vez ao mês, nos dias de sexta-feira, sábado e domingo, previamente planejado pela Secretaria Municipal da Cultura, da Juventude e do Esporte.

De acordo com a prefeita Hilda Ribeiro, que se mostrou muito feliz com este reconhecimento e consenso pelo bem e uma valorização, inédita, da arte e cultura desta terra, o próximo passo é encaminha-lo para análise da Procuradoria Geral do Município e após a análise de todos os pontos ele será entregue para a apreciação e votação na Câmara de Vereadores.

Prefeitura de Lagarto
Capital do Interior