Na manhã desta quarta-feira, 20, nas dependências da Secretaria Municipal da Cultura, Juventude e Esporte, (Secjesp), representando a prefeita Hilda Ribeiro, o secretário Adriano Fontes, recebeu os integrantes do Conselho Municipal de Cultura de Lagarto e o empresário Charles Brício.

Na pauta, “A memória do cinema em Lagarto”.

Intermediada pelo professor Dr. Claudefranklin Monteiro, a reunião teve como propósito as tratativas para a doação, por parte de Charles Brício, de objetos do antigo Cine Glória à Prefeitura Municipal, para salvaguarda, proteção, restauração e proteção, a saber: cadeiras, dois projetores de filmes e maquinário de sonorização.

Entre as ideias discutidas, a destinação dos objetos para o 1º andar do prédio da Biblioteca Municipal José Vicente de Carvalho, que deverá ser reformando em breve.

Ali, seria criado um Auditório de Audiovisual que possivelmente levará o nome do saudoso Edson Dória, proprietário do Cine Glória.

A formalização da doação será feita em breve, com a presença da prefeita Hilda Ribeiro. Enquanto isso, uma equipe da Secjesp com apoio da Secretaria de Obras, se mobilizarão para retirada dos objetos do local.

O encontro contou também com as presenças do Diretor do departamento de Esportes e Lazer, Francisco André; da diretora de Cultura Ediclecia Santos e do ator e diretor de teatro e cinema, Zaninho Urashima, este último responsável pela pesquisa e gravação de um documentário que vai contar a história das salas de cinema em Lagarto.

O grupo também esteve no antigo prédio do Cine Glória, que passa por uma ampla limpeza e que deverá estar à venda ou disponível para aluguel nos próximos meses.

Última atualização em 20 de julho de 2022