Na manhã desta quarta-feira, 22, a Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria da Cultura, da Juventude e do Esporte (Secjesp) e em parceria com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) participou da entrega oficial da escultura “Monumento à Sergipanidade”.

O ato contou com a presença do Secretário de Cultura, Adriano Fontes; da diretora do Departamento Municipal de Arte e Cultura, Edclécia Santos; da Presidente da Funcap, a professora Conceição Vieira; do Diretor de Cultura da Funcap Yure Rocha e do Coordenador de comunicação da Funcap, Alex Nascimento.

A escultura foi instalada na avenida Brasília, em frente ao Mercado Municipal. O ato contou também com a apresentação do saxofonista Alisson Oliveira, contemplado pela lei Aldir Blanc na área musical.

O “Monumento à Sergipanidade” foi concebido pelo artista plástico Ruy Andrade, que foi contemplado através do edital de Premiação de Artes Visuais e Literatura, com recursos da lei Aldir Blanc. Nascido na Bahia e adotado por Sergipe, o artista fez a escultura para comemorar os 200 anos de Cidadania Sergipana.

Agora, Lagarto conta com um monumento Idealizado em estilo abstrato, com dobradura assimétrica invertida, constituída por linhas retas e curvas, em cores quentes, tudo em aço carbono.

“A pedido do Governo do Estado estamos dando um pontapé com a entrega do monumento que exalta a cultura e embelezou a região dos mercados. Em nome da Prefeita Hilda Ribeiro, agradecemos pelo ato da Funcap juntamente com o talento do artista Ruy Barbosa” pontuou o secretário de Cultura Adriano Fontes.

A presidente da Funcap, professora Conceição Vieira, afirmou que foi mais um dia de fortalecer a nossa identidade, trazendo mais uma obra de um artista visual de renome nacional como Ruy Andrade. E que o Governo do Estado, através dos artistas comtemplados pela Lei Aldir Blanc, tem se orgulhado de conseguir espalhar a nossa identidade artística por todo o Sergipe e para todos os sergipanos.

“Agradeço a todos envolvidos nesse processo, ao Governo Federal, Governo do Estado e a Prefeita Hilda Ribeiro que permitiu que eu escolhesse em que local poderia instalar essa obra tão significante para mim e para minha carreira” agradeceu o artista Ruy Andrade.

Última atualização em 22 de setembro de 2021