A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), ampliou os serviços ambientais para a população com habilitação de acesso no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (SINAFLOR).

A partir de agora serão emitidas diversas autorizações de atividades florestais como:

• Autorização de supressão de vegetação (ASV);
  • Corte de Árvore Isolada, Exploração de Floresta plantada, dentre outros serviços.

“O SINAFLOR é um sistema que busca aprimorar a cadeia produtiva em todo o país, com a participação municipal o sistema se torna mais efetivo e aumenta a ação de capilaridade, afinal o município está na ponta”, afirma o secretário adjunto Allan Fontes.

É a Sema mais uma vez proporcionando aos empreendedores lagartenses mecanismos para celeridade dos processos ambientais. Nesses últimos dois anos a Prefeitura de Lagarto, com novo modelo de gestão ambiental municipal, estruturou sua equipe, modernizou os atendimentos informatizando os procedimentos administrativos, implementou a coleta seletiva municipal, potencializou as fiscalizações ambientais com aquisição de Drone Profissional e Decibelímetros, sinalizou as principais Áreas de Preservação Permanente e promoveu a descentralização do licenciamento ambiental ordinário de atividades de impacto local de baixo e médio porte.

O que vem proporcionando agilidade nos processos dos empresários da cidade que antes se deslocavam até o órgão ambiental estadual. Essas ações elevaram o município a Modelo de Gestão Ambiental Municipal, sendo convidado a presidir a primeira mesa diretora da ANAMMA/SE.

“Neste momento de pandemia, onde diversos setores tiveram impacto e transtornos no atendimento a Sema continua exercendo suas atividades em pleno funcionamento, graças ao desenvolvimento da secretaria na gestão da Prefeita Hilda”, comentou o Secretário Aloisio Andrade.

Como dar entrada ou acompanhar processos

Os processos administrativos na Sema são iniciados por meio do sistema web SDUS (www.sdus.com.br), parceria do Fundo Municipal do Meio Ambiente e a MAVSYSTEMS, disponível no site da Prefeitura na área de serviços (Licença Ambiental). No Sistema o empreendedor protocolo o processo, acompanha toda a tramitação e acessa a licença ou certidão com validação QRcode após a conclusão do processo.

Última atualização em 14 de maio de 2021