Com incentivo da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Agentes de Saúde e Endemias do município, participaram na manhã desta sexta-feira, 14, do I Encontro Integrado para agentes, promovido pelo Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico do Sul e Centro Sul Sergipano (Conscensul).

05

O encontro teve por objetivo capacitar esses agentes para que eles possam estar contribuindo na Educação Ambiental sobre a Coleta Seletiva, uma vez que o consórcio trabalha junto às cooperativas de catadores de materiais recicláveis no estado de Sergipe, principalmente na região Sul e Centro-Sul. Com essa capacitação, os agentes poderão está conscientizando toda a população lagartense para trabalhar a separação de lixo seco e lixo úmido e fazer com que a Coleta Seletiva, através da Cooperativa de catadores municipal, faça o trabalho de reciclagem no município de Lagarto.

Os Agentes capacitados pela equipe de Consultores da CONPETSAN, através do Conscensul, também receberam um material de orientação para que sejam repassados à população, aproveitando o trabalho que estes realizam de porta a porta. Além de definir o que pode ou não ser reciclado, o folheto apontará alertas sobre a importância da Coleta Seletiva.

01a

A campanha a ser realizada visa a conscientização e mudança de postura por parte da população, para evitar que materiais que seriam descartados incorretamente, ou levados para o lixão e futuramente para o Aterro Sanitário da região que está sendo viabilizado pelo Consórcio, recebam o descarte adequado, preservando os recursos naturais e contribuindo com a Cooperativa COOPCAL, que receberão os itens que são recicláveis, além de aumentar a vida útil do futuro aterro sanitário da Região.

Segundo a consultora ambiental, Vera Cardoso, esse tema é de extrema importância, pois se refere à saúde ambiental, que está ligada a uma cidade humanizada e limpa. Com a ajuda dos agentes, que são propagadores de informações e circulam por todo o município, a população pode criar uma maior consciência sanitária e um olhar mais inteligente sobre as questões ambientais, e em especial acabar com o lixão, gerar renda para os catadores da cooperativa, proporcionando a todos uma vida digna: “Esse será um trabalho de mudança cultural, e muito difícil e não podemos desanimar, temos que informar, até as pessoas assimilarem, por isso contamos com o trabalho dos agentes e contaremos muito com toda dedicação nesse desafio.” Ressalta.

04

O Secretário do Meio Ambiente, Aloísio Andrade (Prefeitinho) falou sobre a importância da conscientização desses agentes e também da população em geral, a respeito da reciclagem. Ele ressaltou sobre os benefícios que o galpão alugado trará para os cooperados, e que no dia 17, acontecerá uma reunião para orientação dos mesmos, além da entrega de equipamentos necessários e uniformes.

07

Última atualização em 15 de junho de 2019