Criada por incentivo da Prefeitura de Lagarto através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) e do Consorcio de Resíduos Sólidos da Região Centro-sul e Sul a Cooperativa de Material Reciclável de Lagarto (Coopcal) completa seu primeiro ano de coleta Seletiva no município.

De acordo com o presidente Cristiano Santos o começo foi naturalmente difícil, de incertezas e deserções de cooperados. Mas hoje comemoram uma coleta mensal de material reciclável de cerca 50 toneladas. E que além de manter as antigas, contam com as novas adesões de empresários.

“A meta da Cooperativa é chegar a 60 toneladas/mês a partir deste mês de agosto. Em contrapartida as empresas começam atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) 12.305/2010, dando apoio a cooperativa contribuindo significativamente na redução de material que está sendo destinado ao lixão sem a efetivação da Coleta Seletiva. Após a parceria fechada com a indústria Radiante, elevamos nosso patamar quantitativo de material coletado e os cooperados tem arrecadado um salário mínimo em média” disse Cristiano.

O secretário Allan Fontes destacou que a SEMA vem acompanhando o desenvolvimento da Cooperativa desde do início da sua operação.

“Traçamos roteiros de coleta na Sede do Município e nos Povoados da Colônia 13, Brasília e Jenipapo. Na Sede do Município é coletado material todos os dias úteis da semana e nos povoados nos dias de segunda e terça no turno matutino. É sempre importante frisar que a população precisa seguir apoiando a esse projeto, separando o seu material reciclável do lixo orgânico e acondicionando externamente nos horários da coleta, ajudando Lagarto a se tornar uma referência na coleta seletiva” concluiu o secretário.

A parceria com a Coopcal é um dos orgulhos da Prefeitura de Lagarto que dá todo apoio logístico para o desenvolvimento deste trabalho.

“Para mim que acompanhei desde a semente a palavra é felicidade. Que satisfação poder comemorar com eles estes doze primeiros meses de excelentes resultados da Coopcal. Quem acreditou nessa parceria hoje trabalha dignamente, livre dos riscos do lixão e com a recompensa de uma significativa melhoria de renda e por consequência de qualidade vida o que era impensável antes na situação do lixão. A Prefeitura de Lagarto seguirá com essa parceria dando mais incentivo e apoio logístico para batermos todas as metas possíveis” afirmou a prefeita de Lagarto Hilda Ribeiro.

d2f45871 bc32 4a27 a0a1 2c3d63f78935

Senhor empresário, faça como eles:

Bolo Bom, Cia do Pé, Condomínio Golden View; Gurupi; Hospital Universitário de Lagarto, J Filhos; Panificação Ki Delicia, Lojas Americanas, Motel My Dream, Parque das Palmeiras, Indústria Radiante, Lojão Fasouto, Supermercado Couto, Mercadinho e panificação Panali, Mercadinho Pão Nosso, Supermercado N. S. da Piedade, Supermercado Preço Bom, Universidade Federal de Sergipe, Mercadinho e panificação Biscopão e Mercadinho Popular.

Junte-se a esta rede e apoie a coleta seletiva de Lagarto.

Última atualização em 13 de abril de 2021