Secretário comentou sobre o crescimento da Cooperativa no município e da prosperidade de seus colaboradores.

Na manhã desta terça-feira (5) operários da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Lagarto – COOPCAL, que é assistida pelo Prefeitura de Lagarto e pelo Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico do Sul e Centro Sul Sergipano – Conscensul receberam uma doação de 20 cestas básicas do Programa Mesa Brasil.

Criada em 2019 pela atual Gestão, a Coopcal possui hoje 22 Cooperados em atividade, sendo uma das Cooperativas com o maior índice de desenvolvimento, coletando mais de 70 toneladas/mês de materiais recicláveis dentro do município de Lagarto.

A Prefeitura não mede esforços para contribuir com essa evolução, através do olhar sensível da Prefeita Hilda Ribeiro e do Secretário de Meio Ambiente Aloísio Andrade e toda sua equipe técnica, a Coopcal conquistou novos horizontes e ampliou a demanda da Coleta Seletiva junto aos grandes geradores de material reciclável e comércio em geral.

O secretário agradeceu pelo gesto e apoio do Projeto MESA BRASIL, que representa mais um reforço na subsistência destas 20 famílias da cooperativa e informa que a Prefeitura já está providenciando a locação de um galpão maior, pois um ano e meio após sua criação o atual espaço já não comporta o volume de material que é coletado diariamente na cidade.

“Não falamos só de demanda de materiais, aqui todos cresceram juntos: Um cooperado, que lá no início ganhava cerca de R$ 200 a R$ 400 reais mensais, com o nosso trabalho e a cooperação dos grandes geradores de recicláveis do município, que aderiram ao projeto, hoje um catador fatura, em média, R$ 1.500 (um mil e quinhentos reais) com dignidade e respeito da população. Portanto estamos colhendo com êxito e satisfação os frutos plantados em 2019. Isso nós chamamos de fé e sucesso”, comemorou Aloisio Andrade.

Prefeitura de Lagarto
Capital do Interior