Nesta semana Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), se dedicou a  preservar os recursos naturais do município realizando a sinalização com placas, plantio de mudas, limpeza e manutenção nas Áreas de Preservação Permanente (APP’s).

Foram instaladas placas informativas em 5 áreas de preservação permanente:  Nascente da Taboca, Riacho do Moreira, Cachoeira do Saboeiro, Bica da Boa Vista e Bica do Açu com o objetivo de informar a população que visitam essas áreas a importância de não jogar lixo e degradá-las, pois tais atividades são consideradas crimes ambientais sendo passíveis de multas.

IMG 20200604 WA0136

Além da sinalização com placas informativas, a SEMA, em parceria com a Deso, também realizou o plantio de mudas florestais nativas em um trecho da APP do Riacho do Moreira com o objetivo de ampliar e enriquecer a vegetação ciliar que possui a função ecológica de manutenção da vazão e qualidade da água.

IMG 20200604 123147967 2 1

As atividades foram coordenadas e acompanhadas pelo secretário de meio ambiente, Allan Max e pelos engenheiros florestais da SEMA, Renato Guimarães e Luise Amaral.

O secretário do Meio Ambiente, Allan Max, falou sobre a continuidade e foco na preservação das nascentes de água como uma importante medida de proteção ambiental. “Executar um projeto de prevenção e conservação ambiental em áreas de preservação permanente (APP) na semana do meio ambiente, mostra o compromisso da Prefeitura de Lagarto com o meio ambiente. É importante frisar que essas ações serão continuadas, a SEMA vem realizando levantamentos e estudos de outras APP, para desenvolvimento de projetos de recuperação de áreas degradadas e implantação de Parques Lineares.”, explicou o secretário.

IMG 20200605 WA0047 2

Quem transita por essas Áreas de Preservação Permanente, vai se deparar, a partir de agora, com os resultados das ações de preservação dos recursos naturais através da promoção da educação e conscientização ambiental.

Última atualização em 5 de junho de 2020