A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), junto ao Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico do Sul e Centro Sul de Sergipe (Consensul), esteve reunida na manhã desta terça-feira, 2, com catadores de materiais recicláveis, para debater sobre o andamento da formalização da Cooperativa do Município de Lagarto.

03

Na ocasião, trataram da regularização desses catadores, com apresentação de documentos para formalização do trabalho, apresentação dos equipamentos e fardamentos que serão utilizados por eles, além de maquinários para prensa dos materiais que serão reciclados.

O titular da SEMA, Aloísio Andrade (Prefeitinho), falou sobre a importância da Cooperativa na vida desses catadores, para que o trabalho e sustento deles possa ser regularizado e feito de forma mais digna. De acordo com ele, atualmente 24 catadores do município estão cooperados, porém a meta é alcançar todos aqueles que ainda trabalham de forma clandestina, para que assim os trabalhos possam fluir da melhor forma possível.

07

O principal objetivo no momento é divulgar a toda a sociedade lagartense a importância de separar o lixo reciclável, de forma que venha a facilitar o trabalho desses catadores. Serão distribuídos materiais informativos, ensinando a maneira correta de separar o lixo em casa, para que os cooperados façam a coleta.

10

De acordo com o advogado da Conscensul, Eduardo Marques, o compromisso do consórcio é fazer com que essas pessoas saiam dos lixões, tornando-se cooperados.

04

Última atualização em 3 de julho de 2019