A Prefeitura Municipal de Lagarto, através da Secretaria de Meio Ambiente, participa nesta terça-feira (29), às 8 horas, na Faculdade Dom Pedro II, em Lagarto, do encontro regional promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, com organização da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, de um importante evento ligada à área do meio ambiente.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Lagarto, Aloisio Andrade (Prefeitinho), o evento tem o objetivo de capacitar aos catadores e coletores cooperados de todo o Estado sobre as vantagens e a importância da organização das cooperativas em rede, bem como discutir seus princípios, objetivos e benefícios para cada empreendimento.

As assembleias marcam a retomada do Projeto de Inclusão Socioambiental e Produtiva de Catadores de recicláveis em Sergipe, sendo uma parceria entre o Ministério da Cidadania e a Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana.

Dentro da programação estão inseridos o fomento e potencialização da inclusão socioambiental e produtiva dos catadores e catadoras de materiais recicláveis em cumprimento a Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei nº 12.305/2010 no Estado.

Em Lagarto, a implantação da coleta seletiva de lixo já está em fase final, uma vez que a Prefeitura Municipal já assinou o contrato de locação de um galpão destinado à implantação de todos os equipamentos necessários para o trabalho de coleta e separação do lixo reciclável.

O secretário Prefeitinho destacou a importância da coleta seletiva, “já que ela contribui com a preservação do Meio Ambiente, gera renda para os catadores de materiais recicláveis e, principalmente, promove a educação social da população do município”.

Já a prefeita Hilda Ribeiro considera a coleta seletiva de lixo “uma ação tão importante para o desenvolvimento sustentável do planeta e que, por isso, está prestes a ser implantada em Lagarto, porque entendemos sua importância social e desde o início da minha gestão fui sensível à causa”.

Para Hilda Ribeiro, trata-se de um processo de inclusão social, produtivo e econômico para o grupo de catadores. “Considerando a diminuição dos impactos ambientais, o município que implanta a Coleta Seletiva sai na frente ao proporcionar à população mais qualidade de vida”.

Com a implantação da Coleta Seletiva, os resíduos sólidos serão destinados à Cooperativa de Catadores, que fará todo o processamento do lixo no Centro de Triagem de Material Recicláveis de Lagarto. Essa ação da Prefeitura de Lagarto é realizada pela SEMA, tendo em vista a preservação do Meio Ambiente com a redução dos resíduos sólidos destinados para o aterro, além de oferecer condições dignas para obtenção de emprego e renda para os catadores do lixão.

É importante, quando for implantada a Coleta Seletiva, destaca Hilda Ribeiro, “que a população faça a sua parte para o sucesso da Coleta Seletiva separando o lixo reciclável, pois, adotando o descarte correto como hábito no dia a dia das pessoas, isso vai resultar em um grande avanço para o município ao contribuir com a preservação do Meio Ambiente”.

Última atualização em 28 de maio de 2019