Um Projeto inovador de grande impacto, urbano e social da Gestão Municipal foi entregue nesta Semana do Meio Ambiente pela Sema.

Trata-se do Projeto do Parque Linear do Bairro Loiola que pretende tornar Lagarto uma cidade mais sustentável revitalizando a Área de Preservação Permanente nos espaços de degradação urbana do município.

“O perímetro da Área de Preservação Permanente, atualmente encontra-se como um depósito irregular de resíduos sólidos, com a presença de ocupações irregulares e é notório que há o lançamento de esgoto constante no córrego. Sendo assim, diante dessa realidade, torna-se necessário reaver a função ambiental desta área” observou o secretário Aloísio Andrade.

Vislumbra-se que a implantação da Praça do Canal Loiola buscará resgatar a função ambiental e garantir a oferta de serviços sistêmicos. Além disso, sabe-se que a implantação de áreas verdes urbanas no município vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida urbana, do ponto de vista psicológico e social, influenciando até mesmo o estado de ânimo dos munícipes.

“O projeto do parque linear do Loiola foi planejado para um ambiente urbano que incorpora elementos de recuperação ambiental e convivência social. O projeto envolve a criação de um local agradável e rico em área verde que é o ideal para a prática de atividades físicas, passeios, e lazer em geral. A proposta consolida a ideia da criação e conservação de áreas verdes do município, e consequentemente também contribui com a conscientização ambiental, ajudando a população a se dar conta da importância da preocupação com o meio ambiente” destacou Allan Fontes, adjunto da Sema.

Para a prefeita Hilda Ribeiro, este projeto demonstra como o avanço do meio ambiente em Lagarto tem sido feito com competência e estudos para definir o melhor para a população e para Áreas de Preservação Permanente do município.

“O parque linear do Loiola servirá como mais um ponto de avanço para Lagarto, através de inovação para a gestão que tem como o objetivo revitalizar uma área degradada, convertendo-a em uma Área de preservação na zona urbana do nosso município. Os benefícios vão além de um novo parque, englobando uma solução integrada com os aspectos ambientais” ressaltou a prefeita Hilda

Última atualização em 5 de junho de 2021