Há pouco mais de um ano a Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente abraçavam a Cooperativa de Material Reciclável de Lagarto (Coopcal). Mais que um plano de governo, uma revolução, tanto para a sustentabilidade do município quanto na vida de dezenas de famílias que viviam expostas aos perigos do lixão.

A prefeitura e a Sema, orientadas pelo Consorcio de Resíduos Sólidos da Região Centro-sul e Sul estipularam uma meta a ser atingida a partir do ultimo mês de agosto pela Cooperativa e hoje comemoram números além do esperado.

“É com muita felicidade que venho informar que a Coopcal, atingiu a meta proposta pela Prefeitura e Sema. Hoje são mais de 60 ton/mês coletadas no município. O crescimento da cooperativa a credencia uma das mais atuantes do nosso estado e esses dados tem virado exemplo de gestão gerando diversas consultas de empresas do ramo de logística do material reciclável”, destacou Allan Fontes, secretário de Meio Ambiente.

Os gráficos abaixo relatam o crescimento da cooperativa no quantitativo de material reciclável e potencial financeiro que a cooperativa tem desenvolvido nesses últimos meses, mesmo em período de pandemia que algumas atividades deixaram de ser executadas.

Sustentabilidade mudando vidas Sema e Coopcal comemoram resultados históricos 1

Sustentabilidade mudando vidas Sema e Coopcal comemoram resultados históricos 2

Reforçamos que a população precisa seguir apoiando a esse projeto, separando o material reciclável do lixo orgânico e acondicionando externamente nos horários da coleta, ajudando Lagarto a se tornar uma cidade referência em sustentabilidade não só no estado, mas em toda a região.

“Que felicidade para mim como gestora contemplar os resultados de um projeto que foi uma aposta desta gestão. Parabéns a Sema, a Coopcal e a todos os envolvidos, especialmente para quem acreditou e segue conosco nessa empreitada em defesa do meio ambiente. Nosso próximo desafio é erradicar de vez o lixão, admito que não será fácil, mas também não é impossível, quando se mira em bons exemplos pelo país e nos sobra força de vontade para lutar e mudar o que há muito não tem mais razão de existir” comentou a prefeita Hilda Ribeiro.

Última atualização em 9 de dezembro de 2020