A Prefeitura de Lagarto por meio da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Associação dos Revendedores de Defensivos de Sergipe (Ardase) realizou na manhã desta segunda-feira (14) na Praça do Tanque Grande uma campanha para o descarte correto das embalagens de agrotóxicos. A Secretaria de Saúde também se fez presente, doou kits de higiene e procedeu aferição de pressão arterial. A Semagri também doou Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) para a lida diária com esses produtos.

8e4702d8 1ff1 4bff b09e 73cf5fe11398

20d74882 f379 4e8f 851e f7e3d843bd2f

“Antes dessa nossa campanha havia pouca preocupação por parte dos produtores. O descarte era feito perto de mananciais ou no fundo das propriedades”. O trabalho de conscientização da Semagri mudou essa realidade. Os irmãos do campo estão sendo muito receptivos quanto às orientações e tomando os devidos cuidados na devolução das embalagens”, comentou Tulio Simões, secretario da Agricultura.

72fc7565 17ce 4703 9de5 51a48bbc63dd

Para a diretora executiva da Ardase, Vânia Schoenherr, essa parceria com a Prefeitura é muito importante, e exemplo para outros municípios. Pois o descarte irregular destes vasilhames pode gerar riscos graves à saúde familiar dos produtores e seus agregados. Os funcionários cedidos pela prefeitura receberam toda orientação técnica e assim contribuem para a sustentabilidade e saúde do campo. Ainda de acordo com Vania a partir do próximo ano essa campanha em parceria será periódica, seguirá um cronograma com visitas diretamente nas propriedades da zona rural.

54987b8e ab47 41d7 b5d5 a28f2c9cb8b0

Denilson da Várzea dos Cágados foi um dos que levaram seus vasilhames para a devolução: “Achei muito boa essa campanha da Prefeitura estamos sendo orientados da forma correta para preservar nossa saúde e de nossa família e colaboradores e principalmente a natureza que nos dá o alimento e o sustento”, comentou.

f4fe52cf 96af 4c32 b36d 6ddf9eed0a6d

5 Passos para descartar corretamente

Os cinco passos abaixo garantem que o descarte das embalagens de agrotóxicos seja feito da forma correta:

1 – Lave bem as embalagens

É necessário, primeiro, esvaziar completamente as embalagens no tanque do pulverizador. Depois, deve-se adicionar água limpa em até um quarto do volume do frasco, tampe e agite por 30 segundos. Esta água também deve ser jogada no tanque do pulverizador. Repita a operação três vezes. Ela é chamada de tríplice lavagem.

2 – Corte e faça furos para torná-las inutilizáveis

Após passarem pelo processo da tríplice lavagem, todas as embalagens devem ser inutilizadas (danificadas para que não sejam usadas como recipiente novamente). Para isso, corte o fundo da embalagem ou faça furos no fundo, atentando para ter a certeza de que ela não terá mais utilidade.

3 – Leve a embalagem a um lugar apropriado

Armazene os frascos lavados e inutilizados em um local adequado e verifique com o revendedor do produto se ele pode recolher as embalagens, ou se você deve levá-las até um local indicado, geralmente um posto de recebimento ou na própria loja, respeitando a exigência de até um ano.

4 – Devolução de recipientes

Todos os recipientes devolvidos – diretamente ou através da revenda – devem seguir para uma central de recebimento. As embalagens passam por um novo tratamento e de lá, seguem em blocos compactados e prensados para as indústrias recicladoras.

5 – Guarde o comprovante

É muito importante nunca se esquecer de guardar o comprovante de devolução das embalagens. Este documento deve ser apresentado sempre que a fiscalização for até a propriedade, garantindo que o produtor não sofra nenhuma punição.

030f5761 6fbe 4ceb b545 c80d5260253e

Última atualização em 13 de abril de 2021