Dia histórico para 300 famílias de assentados no município de Lagarto. Em uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) viabilizou o Projeto de aplicação de crédito nas Modalidades Fomento e Fomento Mulher, dentro do modelo de investimento de recursos definido no Decreto 9.424/2018.

Um benefício de origem federal, único, com valores de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para mulheres e até R$ 6.400,00 (seis mil e quatrocentos reais) para homens, como uma espécie de empréstimo para o trabalhador rural, para viabilizar projetos produtivos de promoção da segurança alimentar e nutricional e de estímulo à geração de trabalho e renda, que pode ser dividido em duas operações de até R$ 3,2 mil (três mil e duzentos reais) por família assentada no caso do Fomento.

“O diferencial é que neste empréstimo o beneficiário tem um perdão de 80% e ainda tem o prazo de 12 meses para quitar apenas 1.600,00 (um mil e seiscentos) no caso das mulheres elas só pagam R$ 1.000,00 (Um mil reais) o que representa apenas 20% do crédito. A obrigação de cada beneficiário é abrir uma conta no Banco indicado que todo o valor seja aplicado no projeto”, explicou o secretário Fábio Frank.

Outro importante detalhe destacado pelo secretário é que graças a parceria com a Prefeitura, desta vez não há participação dos chamados atravessadores, profissionais que eram exigidos pelo convenio o que representava um desconto de até 4% do valor que eles recebiam. Graças à intervenção do executivo municipal não há qualquer custo adicional.

Um dos responsáveis pelo projeto em Lagarto, o engenheiro agrônomo Valdson Soares, destacou que a Semagri visitou treze assentamentos e avaliou as principais necessidades de cada família apta e os foram os próprios futuros beneficiários que tiveram a autonomia de escolher o ramo que mais lhe seria adequado. Diferente de projetos passados que obrigavam o produtor a aceitar e investir em um ramo especifico que ele não tinha qualquer esclarecimento.

Os cadastros foram efetuados nesta quinta e sexta-feira na sede da secretaria. A exemplo de Dona Maria Terezinha de Jesus, que foi visitada se inscreveu e espera ser aprovada para investir em uma granja especifica de galinhas e frangos caipiras, uma lida com a qual tem muita afinidade.

Ainda de acordo com o secretário, após a assinatura dos contratos com os beneficiários considerados aptos, o Incra autoriza o Banco do Brasil a creditar o valor referente à modalidade solicitada, com movimentação feita por meio de cartão magnético individual, em nome da mulher (se for casal), sendo o mesmo válido para todas as modalidades.

Última atualização em 20 de dezembro de 2019