Ação foi em parceria com a Conab e beneficiou diretamente mais de 170 trabalhadores da agricultura familiar

769b00ea a925 47da b95f bf524120ec0c

Mais de 170 trabalhadores da agricultura familiar do município de Lagarto receberam, na manhã de ontem (20), três toneladas de sementes de milho crioulo para poderem plantar na safra deste ano. A Prefeitura de Lagarto, em parceira da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) oportunizou a centenas de famílias do campo o acesso a um produto livre de transgênicos.

Representando a prefeita Hilda Ribeiro no ato, o secretário municipal da Administração, Adriel Alcântara, garantiu que, com ações como essa, o município continuará sendo um dos principais produtores da semente no estado. Já o secretário municipal da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Fábio Frank, afirmou que a Prefeitura irá acompanhar o plantio e também dar suporte para as famílias.

c3f008a0 3233 4da6 adee 3bc2e1306e69

Nesse sentido, “a Prefeitura irá disponibilizar horas do seu maquinário agrícola para a agricultura familiar, além do suporte técnico prestado pela secretaria”. Ele também garantiu estudar uma proposta de compra de mais duas toneladas com recursos.

Alexandre Matos Rodrigues, agricultor do povoado Tanque, a maior comunidade produtiva de semente crioula do município, foi beneficiário ano passado, mas este ano já conseguiu comercializar suas próprias sementes. Esse é um avanço considerável e que deverá se repetir pelos próximos anos.

.52926b44 1694 4c3c 8408 667db9dcb0ab

“A gente tem a nossa própria semente, o que excede conseguimos vender para outras agriculturas. A Conab compra toda a produção da gente, faz a doação para o Ministério da Agricultura e o Movimento Camponês Popular, junto com a Prefeitura, coordena a distribuição”, informou Alexandre Rodrigues, que vê nessa ação uma prática saudável e que vai beneficiar a todos.

3a006177 3cb2 42bd 84d3 91e3e871ccd8

Presentes no evento estiveram também a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagarto (STR), Movimento Sem Terra (MST), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Rede Sergipana de Agroecologia (Resea) e o Instituto Federal de Sergipe (IFS).

a9b36566 e636 4fe2 b3fd 88a8b3fcaa54

Última atualização em 11 de novembro de 2019