A Prefeitura de Lagarto por meio da Secretaria Municipal de Agricultura esteve presente em uma importante reunião realizada nesta terça-feira (15) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFS.

O objetivo do encontro foi discutir e apresentar propostas e direções para o plantio do Café Arábica em solo lagartense. Originário da Etiópia e cultivado pelo mundo todo, o arábica foi uma das primeiras espécies de café a ser produzida.

O secretário municipal Tulio Simões, lembrou que Lagarto, terra berço do Café Maratá, também já cultivou este fruto em décadas passadas, precisamente no povoado Oiteiros.

“Alem da criação de lavouras a Secretaria também planeja criar um “Museu do Café” para contar a história da indústria Maratá, uma marca que está há mais de 60 anos no mercado brasileiro e mundial” destacou Túlio.

A Semagri já dispõe de várias mudas de café e dentro das ações a curto prazo está a parceria com a Fazenda da Esperança São Miguel, onde cidadãos e cidadãs recuperandos do vício em álcool e outras drogas, além do plantio de diversas cereais, processam e comercializam diversos produtos oriundos de suas lavouras como a babosa, a laranja entre outros.

“Na próxima sexta, estaremos procedendo com a doação das primeiras mudas para a Fazenda e um projeto para o cultivo e comercialização do café gourmet que poderá ser adquirido na lojinha que a fazenda possui no Largo da Matriz. A nossa secretaria investe neste projeto social porque acredita na agricultura como uma atividade para geração de emprego e renda e consequentemente a ressocialização dos usuários”, concluiu o secretário.

O secretário acrescentou que já no ano que vem, após os ajustes, as mudas chegarão em larga escala. Haverá convocação dos produtores interessados e com isso a promoção do resgate da cultura do café em nosso município.

Última atualização em 13 de abril de 2021