Compartilhe:

Na última quarta-feira, 22, a Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Rural – Semagri, firmou uma parceria com a Embrapa e o SergipeTec onde irá beneficiar centenas de agricultores do município de Lagarto.

A parceria consiste em ofertar aos agricultores lagartenses mudas livres de patógenos, de banana da terra, acerola, maracujá e palmas, melhorando assim, a produtividade e lucratividade desses agricultores, que atuarão como agentes multiplicadores em toda a região.

O Sergipetec possui atualmente biofábrica com laboratório de produção de mudas melhoradas e certificadas in-vitro, que é um processo de produção de mudas livres de patógenos e que apresentam características selecionadas da planta matriz. As mudas são rapidamente multiplicadas em laboratórios, aclimatizadas e rustificadas em estufas que garantem assim a produção de uma safra saudável.

Serão distribuídas mudas banana da terra nas comunidades Morcego, Pururuca e Oiteiro, e as demais em outras regiões de Lagarto.

A secretaria de agricultura vem trabalhando para levar até o nosso agricultor os benefícios da ciência e da tecnologia para proporcionar avanço e melhoria na qualidade de vida dessas pessoas. Vamos fazer a doação dessas mudas, melhoradas geneticamente, que são mais resistentes a doenças, para que os produtores rurais possam ter um significativo ganho nas safras.

Já em relação a parceria com a Embrapa, possibilitará numa cooperação mais presente, em especial, no campo experimental da secretária de agricultura com o cultivo de mandioca, macaxeira e batata doce.
Estiveram acompanhando o secretário de agricultura Tulio Simões, o engenheiro Agrônomo Valdson Soares e a estagiária de agronomia Hanna Sabrina.

Última atualização em 29 de janeiro de 2020