Na última quarta-feira, 20, Lagarto completou 142 anos de história, e nada melhor do que presentear a “Cidade Ternura” com uma obra que exalta o início de todo o processo.

Por isso, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano – SEMDURB, edificou e inaugurou a Praça Antônio Gonçalves de Santomé (Praça do Marco Histórico) no povoado Santo Antônio. Comunidade berço do município e justamente nesta data o monumento Marco de fundação completou 50 anos desde sua criação.

Além da construção da belíssima praça, os monumentos históricos Marco e Cruz das Almas passaram pelo processo de ressignificação e seguem sendo o legado valoroso para a memória local, representando a história da cidade.

A obra foi realizada com recursos próprios e é impossível não voltar no tempo com toda a preservação e carga histórica que representa para diversas gerações.

A gestora, Hilda Ribeiro, falou sobre a sensação de estar onde acontece a gênese da nossa história e o quanto isso gera a sensação de pertencimento.

“Quando decidimos construir a Praça e preservar os monumentos, pensamos na sensação de estar no local onde tudo começa e em como isso nos torna privilegiados. Tenho um cuidado especial por tudo que remete a nossa história e não teria melhor presente de aniversário do que exaltar o local de onde nossos antepassados desembarcaram e desbravaram nossa terra”, comentou.

O Professor, Doutor e Historiador, Claudefranklin Monteiro, esteve presente na inauguração e discorreu sobre a importância de preservar a história do povo lagartense.

“Esse Marco é Identitário. Há exatos 50 anos, ele foi proposto pelo historiador Adalberto Fonseca, na gestão do então prefeito José Ribeiro Souza, conhecido como ‘Zé Coletor’. Então hoje também celebramos a memória dessas pessoas que tiveram essa sensibilidade. Quando através da ação pública e da sensibilidade da Gestão, a sua estrutura patrimonial é reconstruída e preservada nós estamos celebrando a nossa identidade, a identidade do povo lagartense”, pontuou o historiador.

Última atualização em 22 de abril de 2022