Na semana do aniversário da cidade, os alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Chile, localizada no Povoado Mariquita, estiveram visitando nesta quarta-feira, 17, a sede da Prefeitura de Lagarto. O objetivo de conhecer as repartições públicas, desde a Biblioteca Pública, passando pelos poderes Executivo e Legislativo, é em comemoração aos 139 anos do Município.

IMG 8629

Passando de sala em sala, e com os corredores repletos, as crianças e adolescentes não se intimidaram em perguntar e esclarecer todas as dúvidas dos departamentos e secretarias. Na Controladoria Geral do Município, o advogado Rodrigo Freire detalhou suas atribuições, o papel da equipe responsável em promover a transparência e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos. Oriundo da Ensino Público, o secretário falou da importância dos estudos para poder alcançar suas metas.

IMG 7238

Já na Secretaria Chefe de Gabinete, o gestor Valdelmo Monteiro explicou as funções do órgão, como o de prestar assistência direta à prefeita Hilda Ribeiro em suas relações político-administrativas e acompanhar a tramitação de documentos de interesse para a Chefe do Poder Executivo. Da mesma maneira, os alunos estiveram na Secretaria de Educação, quando foram recebidos pelo secretário Eduardo Maia, que falou da importância da sua Pasta e elogiou a iniciativa.

IMG 7257

Na Secretaria de Comunicação, foi explicado o trabalho diário em busca de informações, publicação de matérias, notas oficiais, campanhas publicitárias, trabalho de registro fotográfico e fotojornalismo, atualização do Portal de Notícias, entre outras atividades. “Hoje os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a história viva de Lagarto no Poder Executivo. Puderam estar em contato, mesmo que superficial, com o funcionamento da máquina pública para o bem-estar da população”, analisou a jornalista Daniela Domingos, que esteve acompanhando a visita.

IMG 7226

Já para a assessora Chefe do Gabinete, Elissandra Santana, “a visita de escolas em orgãos públicos é de suma importância pra que as crianças aprendam e conheçam o trabalho do poder executivo, e dos seus setores, para que eles cresçam sabendo como exercer sua cidadania, e também pra saber o que uma prefeitura faz de verdade”, destacou.

52970275 3c97 4e5e a805 eed8c5a1a471

A Prefeitura não é só um prédio antigo na praça. É preciso que os estudantes vejam a importância do trabalho de todos os servidores que compõem o setor público municipal para que haja um melhor desenvolvimento da cidade, ajudando assim a gestão, que tem a responsabilidade com seus munícipes”, concluiu Elissandra Santana.

Última atualização em 18 de abril de 2019