Compartilhe:

 

As aulas do ano letivo de 2025 nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Lagarto terão início na segunda-feira, dia 10 de março. A reorganização do calendário do ano letivo 2025 foi apresentada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, em sessão deliberativa realizada na última quinta-feira, 27.

O adiamento das aulas se deu por conta da necessidade de reestruturar a Educação de Lagarto, uma vez que a Gestão ‘Fazer Melhor. Fazer Bem’ encontrou a Rede Municipal, composta por 76 escolas e cerca de 14 mil alunos, com sérios problemas: escolas necessitando de profissionais e reparos imediatos; frota de ônibus sem condições mínimas para o transporte dos alunos; servidores com o salário de dezembro atrasado; além de baixos índices educacionais e de uma perda milionária de recursos provenientes de uma complementação financeira do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb), conhecida como Valor Aluno Resultado (VAAR).

Foi diante deste cenário que a Semed adiou o início das aulas e, desde os primeiros dias de janeiro do corrente ano, tem envidado todos os esforços possíveis e necessários para reestruturar a Rede Municipal de Ensino e assim iniciar as aulas. Por isso, as equipes da Educação têm trabalhado com o propósito de preparar o melhor para todos os lagartenses.

Com isso, foi iniciada a recuperação da frota do transporte escolar, reparos imediatos em seis unidades de ensino — Escolas Zezé Rocha e Adeilde de Oliveira, além das Unidades Municipais de Ensino Infantil: Irmã Maria Cândida, José Antônio dos Santos, Vovó Marcionília, João Almeida Rocha e Raimundo José de Carvalho —, e a capacitação das equipes pedagógicas, além do pagamento do salário atrasado de dezembro com a instituição de uma Mesa Permanente de Negociação com o Sintese.

O que esperar quando as aulas iniciarem?

É bem verdade que a Rede Municipal de Lagarto está repleta de desafios que serão resolvidos completamente ao longo dos próximos meses, mas os alunos podem esperar algumas medidas que reduzirão a distância entre eles e o conhecimento. O Programa Bom Dia Feliz, por exemplo, garantirá que nenhum aluno entre na sala de aula com fome.

Além disso, os alunos do Ensino Infantil receberão um novo fardamento inteiramente grátis.

O Radar da Semed entrará em ação para corrigir falhas, orientar equipes e assegurar que os alunos da Rede Municipal sejam devida e corretamente alfabetizados. Também foram criadas mais cinco salas de recursos para alunos com deficiência.

Educação é prioridade

De acordo com o Diretor Pedagógico da Semed, professor Joabe Bernardo, o adiamento das aulas foi necessário para que a Semed pudesse reduzir todos os impactos que emergirão do cenário complexo encontrado no início de 2025. “Não dava para iniciar as aulas sem um diagnóstico completo das escolas, dos pontos que precisam de melhorias e das condições da nossa Rede. Mas agora que isso foi feito, nossas equipes podem executar o devido plano de ação voltado ao processo de ensino-aprendizagem”, argumentou.

Já a secretária Municipal da Educação, professora Taysa Mercia, reforçou o compromisso da gestão municipal com a Educação. “Nós estamos trabalhando para oferecer o melhor aos cerca de 14 mil alunos matriculados em nossa Rede. Eles merecem um serviço público de qualidade, porque é esse serviço que vai fazer a diferença no futuro deles. Nós sabemos dos desafios, sabemos que eles demandam tempo, mas temos uma equipe engajada em torno de um mesmo propósito: qualificar a educação pública de Lagarto”, assegurou a titular da Semed.

Última atualização em 28 de fevereiro de 2025