Nesta terça-feira, 5, foi realizada uma reunião no auditório da SEMED com a finalidade de debater com os professores dos 1° e 2° anos da Rede Municipal que fazem parte do programa Scliar, para que possam intensificar seus conhecimentos, compartilhar experiências e produzir conteúdo para serem utilizados em sala de aula durante o ano letivo de 2020.

O método desenvolvido pela cientista-linguística de 89 anos foi elaborado pensando no processo de alfabetizar para o letramento e com o objetivo de fazer com que os alunos obtenham melhores resultados, a partir de um bom trabalho por parte de seus educadores, responsáveis por desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e pela escrita.

A meta é que todos os estudantes do 1º ano, no final de 2020, passem a dominar com fluência a leitura, bem como outros códigos que funcionam socialmente (multiletramento), apropriados ao seu desenvolvimento cognitivo (como sinais de trânsito, por exemplo) e os do 2º ano passem a manuscrever textos utilizando tipos e gêneros textuais requeridos em sua faixa etária.

O Sistema Scliar de Alfabetização está baseado no que há de mais avançado na teoria e prática das ciências (linguística, sociolinguística, psicolinguística e neurociências) que se ocupam da linguagem verbal. Lagarto tornou-se referência nacional ao adotar o método da professora Leonor Scliar Cabral.

A prefeita Hilda Ribeiro considera que é fundamental ter uma educação de qualidade já nos anos iniciais, dessa forma, os alunos chegam ao ensino fundamental com uma ótima base educacional.

Última atualização em 13 de abril de 2021