Identificar, registrar e acompanhar as crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, proporcionando o aumento da taxa de matrícula de 2019. Esse é o objetivo principal do Projeto “Busca Ativa Escolar”, implantado em Lagarto pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, com o apoio da de Saúde e do Desenvolvimento Social.

509814f6 ac96 4b21 b04a 2b8927aef6b3

Na tarde de quinta-feira, 28, mais um mutirão formado por professores, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, conselheiros tutelares, assistentes sociais e psicólogos tomaram conta de estradas e corredores nos povoados Rio Fundo, Mariquita, Piabas, Quilombo e foram em busca de alunos. Batendo de porta em porta, nas casas pré-identificados, as equipes já multiplicadas questionavam aos pais ou responsáveis o motivo da ausência ou infrequência.

Os motivos apresentados foram diversos: trabalho infantojuvenil, doença, gravidez precoce, casamento ou união estável das jovens. Logo após, na tentativa vã de explicar, a equipe multisetorial entrava em campo informando todos os prejuízos causados, financeiros e sociais, pela desistência dos estudos, além das consequências que ocorrerão com essa evasão.

f1bfd076 7758 4011 b49e 96d86a2972d7

O Busca Ativa tem a parceria do Governo Estadual, através da DRE’2, com a disponibilização de dois supervisores. Embora não exista contrapartida financeira do Município, a prefeita Hilda Ribeiro, que é pedagoga, considera o projeto “fundamental para o aprimoramento e conhecimento dos alunos da rede pública e o consequente melhoramento do nível da Educação, contando com o total apoio das três secretarias municipais envolvidas nas atividades”.

Para o coordenador e conselheiro tutelar, Alex Reis, o seu órgão é responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes e tem uma participação importante na construção e na articulação do Selo UNICEF, através de buscas ativas realizadas com a rede de proteção: Assistência Social, Educação e Saúde.

ea0d0bf3 c485 45f5 b6cf b17f675838a1

“A Busca Ativa é importante para termos conhecimento dos estudantes que estão fora da escola, no trabalho infantil ou em outras situações de vulnerabilidade social do nosso Município. Também em poder conhecer de perto a realidade de cada localidade, principalmente daquelas mais distantes da cidade”, destacou o conselheiro.

A Coordenadora do DEB (Departamento de Educação Básica) da Secretaria de Educação, Salete Fernandes, destaca que o Busca Ativa é uma ação que contribui para a identificação das crianças e adolescentes fora da escola. “Com o uso do aplicativo disponibilizado é possível emitir alertas para que os supervisores intersetoriais possam ir às casas das famílias e resolver os problemas identificados”, opinou.

53a6aeb8 88d4 40e9 b06d 250c5391c3e5

A coordenadora operacional do projeto, a professora Silvana Santana, informou que já foram realizadas etapas anteriores para a consolidação do Busca Ativa, como entrevistas em rádios para divulgação do projeto, um mutirão de mapeamento do território municipal (bairros e povoados), visitas domiciliares, identificação de crianças com deficiência, entre outros.

“Os principais desafios das equipes são: as casas fechadas, os pais demonstram medo em passar as informações, pois temem perder benefícios do Governo, e o espaço geográfico extenso de Lagarto”, disse a professora.

1de76b9b 7faf 47c8 830c ee6fd7e20b5a

“Agora estamos na etapa de criar uma forma para que cada criança ou adolescente seja encaminhado adequadamente. Facilitando também a comunicação entre os diversos agentes e setores públicos locais para estabelecer uma ação intersetorial efetiva no combate da exclusão escolar. E, por último, produzir informações diagnósticas consistentes, que contribuirão para o planejamento de políticas públicas voltadas à educação”, informou a coordenadora operacional do Busca Ativa.

Escola sede – Enquanto as equipes realizavam as visitas domiciliares a Escola Municipal Rosendo Ribeiro de Souza, no Povoado Rio Fundo, foi designada para ser a sede da ação. Com a presença dos pais e alunos, houve apresentações teatrais, musicais, atividades socioeducativas e informações sobre os serviços do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), campanhas de vacinação e Programa Saúde na Escola (PSE).

63009a41 6bbc 4337 bf07 7ac364c984a9

Segunda a mobilizadora do Selo Unicef, Professora Tavares, a busca Ativa é uma iniciativa a mais das ações exigidas pelo Selo Unicef Município Aprovado. “Onde o mobilizador, articulador e técnico da equipe de trabalho do Unicef de cada município têm o compromisso e a responsabilidade de irem até as comunidades em busca das crianças e dos adolescentes que se encontram em estado de vulnerabilidade fora das escolas”, concluiu a docentez

p1d74vh5dt5g89ckak7kqk1c184

Selo Unicef – Desenvolvida pelo UNICEF e parceiros, a Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita que apoia os governos municipais para terem dados concretos para planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

Última atualização em 29 de março de 2019