Todo dia é dia de falar sobre a conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Não podemos nos restringir apenas a uma data, em um mundo com 70 milhões de pessoas com autismo – segundo a ONU, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

Pensando nisso é que a Escola Municipal José Antônio dos Santos, localizada no Bairro Loiola, em Lagarto, realizou nesta quinta-feira, 11, a 1º Ciclo de Oficinas sobre o TEA, com a presença dos alunos e professores do 4º, 5º e 6º Anos, pais, coordenadores pedagógicos, do diretor do DDEA, Wendel Fren, e do secretário da Educação, professor Magson Almeida.

Dentro da programação, organizada pelo diretor escolar Jorge Araújo e as professoras de Sala de Recursos Multifuncional, Edivânia Andrade e Gleide Selma Lisboa (Gal), aconteceu uma série de apresentações de trabalhos desenvolvidos com a turma e dança dos alunos da APAE.

Ainda dentro do evento, tivemos um lindo testemunho de uma aluna sobre como descobriu sua habilidade na pintura depois de descobrir o transtorno, além de oficinas de artes e atividades diárias tendo a experiência de saber que com a percepção sensorial dos cinco sentidos é útil ao nosso dia a dia; e exposição do material lúdico que foi trabalhado com as crianças em sala para desenvolver suas habilidades.

Para o secretário Magson, a aprendizagem de crianças autistas é um processo lento e requer paciência e, principalmente, amor pelo que faz. “Por isso, parabéns a toda a Escola José Antônio pela inclusão educacional”, frisou. “Em toda a nossa Rede Municipal buscamos garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de sua condição física, psicológica e socioeconômica”, disse.

Prefeitura de Lagarto

Capital do Interior