Os estudantes do 9º Ano da Escola Municipal Manoel de Paula Menezes de Lima, são os mais novos concludentes do LIZARD.4.FUTURE, projeto desenvolvido pelo Instituto Federal de Sergipe em parceria com a Prefeitura de Lagarto / Secretaria da Educação.

A II mostra do projeto contou com apresentações dos aplicativos produzidos pelos cursistas durante as oficinas.

Ao final, os estudantes receberam os certificados emitidos pelo IFS em reconhecimento ao aprendizado e dedicação.

“Com certeza, essa oficina é uma semente que será semeada no futuro desses jovens do 9º ano do Ensino Fundamental, rumo a um futuro com tecnologias digitais e programação”, afirmou o vice-coordenador do projeto, professor Gilson Pereira.

As oficinas foram pautadas em metodologias ativas, com ênfase na aprendizagem baseada em projetos, em que os cursistas buscarão resolver problemas reais do mercado de trabalho local e de suas comunidades construindo aplicativos em equipes.

O secretário da Educação, professor Magson Almeida, entende que a aprendizagem da programação pode oferecer muitos benefícios às crianças e adolescentes do Ensino Público, entre eles. “O desenvolvimento de habilidades como o raciocínio lógico, autonomia, pensamento crítico, colaboração, trabalho em equipe, empatia e capacidade de resolver problemas complexos”, concluiu.

O Lizard.4.Future tem como objetivo transformar o mundo a partir do ensino e encorajamento de crianças, com projeto de preparação para a escolha profissional e mercado de trabalho por meio da educação. O projeto desenvolve competências relacionadas às tecnologias digitais, no contexto da Economia 4.0 e cidades inteligentes, por meio de oficinas de pensamento computacional e de programação de aplicativos.

Última atualização em 3 de agosto de 2022