Compartilhe:

A Secretaria da Educação do Município de Lagarto é considerada referência no quesito Educação Ambiental para as unidades de ensino da Rede.

Desse modo, em janeiro de 2022 o secretário Magson Almeida recebeu a proposta e aderiu formalmente à Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, programa criado em 2001 pelo Governo Federal com o objetivo estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras.

A A3P está estruturada em seis eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas; e construções sustentáveis.

Em Sergipe, o programa é conduzido pelo CONSCENSUL – Consórcio de Saneamento Básico da Região Sul e Centro-Sul, no intuito de realizar parcerias e buscar as melhores soluções para a problemática dos lixões, utilização adequada dos recursos naturais, capacitação e estruturação das cooperativas de catadores, dentre outros.

No período de um ano de execução do programa na Secretaria de Educação de Lagarto, foi destinada à Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Lagarto mais de uma tonelada de resíduos recicláveis para triagem e encaminhamento correto, gerando renda e dignidade para as famílias cooperadas do munícipio.

Com essa parceria, a gestão pública de Lagarto, através da prefeita Hilda Ribeiro, inicia sua escalada na implantação de uma coleta seletiva eficaz, principalmente em órgãos públicos da sua administração.

“Começamos conversando com a equipe de servidores sobre a importância da separação e a demonstração de como otimizar o PEV – Ponto de Entrega Voluntária, cedido pelo Ministério do Meio Ambiente, através do CONSCENSUL, e agora estamos colhendo os bons resultados”, informou Tarcísio Lima, da Coordenação de Educação Ambiental da Semed.

Última atualização em 5 de abril de 2023