A Secretaria Municipal da Educação do Município de Lagarto, através do Departamento de Educação Básica – DEB, realizou, com sucesso, na manhã deste sábado, 13, um Seminário com a temática “Educação e Contemporaneidade: Ética na Gestão Pública”, no Ginásio de Esportes “O Ribeirão”, quando mais de 300 professores estiveram presentes no evento, além de convidados.

5ae5dd86 e1b9 4d31 8166 785b01a64e4c

A abertura do evento contou com a presença da prefeita Hilda Ribeiro, que como pedagoga, fez questão de se mostrar parceira do processo de tão importância para o convívio escolar, desejando sucesso ao Seminário, juntamente com todos que compõem a política de ensino, para que ele se constitua em um instrumento pedagógico para otimizar a qualidade do ensino e promover o desenvolvimento educacional dos educandos.

O evento, direcionado a todos os professores e gestores do Sistema Municipal de Ensino, abordou a importância da reflexão sobre a pluralidade do conhecimento diante da realidade da gestão escolar convivida por todos que atuam dialogicamente este universo de vivências e desafios de uma política educacional que integre, renove e responda ao complexo desafio de aprender e ensinar, criando assim uma cultura de compartilhamento com ênfase nas relações humanas e princípios universais.

776db66f 58c4 4ca6 a3c1 525c0eb5f8af

O primeiro palestrante, Allan Rafael Veiga Feitosa (Doutor e mestre em Sociologia pela UFS e licenciado em Ciências Sociais, pela mesma instituição) abordou sobre a Legislação e Accountability. O mesmo tem uma vasta publicação de trabalhos científicos em Anais, Congresso, e um artigo publicado na Revista Fórum Identidades em 2018.

“Falar de Ética na administração pública, é algo um tanto quanto delicado, pois sabemos que no nosso país existem muitos problemas em relação a corrupção, e eu vejo esse momento oportuno para que muitos tabus sejam quebrados. Este foi um evento ímpar para todos nós. Eu possuo mais de dez anos de experiência nesta área, atuando desta forma, e não tive conhecimento de outro momento como este”, ressaltou o palestrante Allan Rafael.

78c0da91 286d 4d2a b0ae bbb6488123ba

O segundo palestrante do Seminário foi o promotor de justiça Antônio Carlos Nascimento, que enfatizou a importância da instituição escolar na formação do aluno, buscando meios saudáveis de inseri-lo nas atividades, para que o mesmo se sinta acolhido.

“Este foi um evento importante para o início de uma nova gestão, e que a equipe da Secretaria de Educação junto às escolas, busquem cada vez mais, meios de entregar à sociedade de Lagarto, uma educação melhor, onde todos os alunos que frequentam a rede pública de ensino tenham seus direitos respeitados através do aprendizado” destaca o promotor.

812873cb 0ca4 42d5 a0e2 4f176739ba76

O Secretário Eduardo Maia afirmou que o evento foi o marco inicial do projeto de construção das políticas pedagógicas e componentes curriculares. O secretário ainda reforçou a missão da secretaria em modernizar a educação, trazendo para Lagarto, modelos que deram certo e também a oportunidade de construir um componente curricular novo que faça com que os professores se sintam mais valorizados, para que a educação, assim, ganhe novos rumos.

13226447 faf2 46eb 9448 958d32c3eb0d

Última atualização em 13 de abril de 2019