Foi iniciada no último dia 7 de novembro, nas escolas que fazem parte da Rede Pública Municipal de Lagarto, a aplicação dos instrumentais de diagnóstico do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado de Sergipe (Saese). A prova acontece até o dia 18 de novembro.

De acordo com o secretário da Educação, professor Magson Almeida, ressaltou que a Prefeitura de Lagarto realizou uma mobilização com toda a comunidade escolar para garantir a participação ativa dos alunos, além dos simulados e revisões para a preparação dos mesmos.

A aplicação do Saese acontece até esta sexta-feira, 11 de novembro (semana efetiva de aplicação). Já entre os dias 14 a 18 será feita a reaplicação por conta de problemas ou impossibilidade de realização na semana de aplicação.

Os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental fazem provas de Língua Portuguesa e Matemática. Os do 2º ano, também do Fundamental, estão sendo avaliados na proficiência leitora com o objetivo de medir o nível de alfabetização e letramento.

Ressaltando que os resultados da avaliação irão gerar o Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese), que subsidiará outros indicadores na composição do ICMS-Social, além de servir como base para projetos e programas educacionais alicerçados em evidências.

Última atualização em 11 de novembro de 2022