Com o intuito de proporcionar o acesso de crianças com deficiência à literatura, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria da Educação, realiza no próximo dia 19 de novembro, o I ENCONTRO LITERÁRIO MUNICIPAL, com o tema: “LEITURA E INCLUSÃO”.

A literatura para os pequeninos traz inúmeros benefícios a partir do início da vida. É essencial para que esses proventos possam chegar a todas as crianças. Por isso a temática literatura infantil e inclusão deve ser sempre debatido.

“É por meio da experiência da leitura e pelo intermédio e contato com os diversos tipos de livros que as crianças com deficiência têm a oportunidade de conectar-se diferentes leituras do mundo e compreender diferentes conceitos”, destacou a coordenadora municipal de Educação Especial, a psicopedagoga Luzineuma Matias.

Já para a secretário da Educação, professor Magson Almeida, “quanto mais constante e maior o acesso à literatura, mais diversificadas serão as informações que elas assimilam, sendo mais rico seu aprendizado”.

A prefeita Hilda Ribeiro, que também é pedagoga, afirma que todos os benefícios da leitura na infância, nas diferentes áreas do desenvolvimento, “como a cognição, linguagem, desenvolvimento motor, autocuidados e socialização, conseguem ser igualmente apreendidos por uma criança com alguma deficiência”, ressalta.

Pensar a literatura, é refletir sobre um direito universal, seja para crianças com ou sem deficiência, refere-se de um dever social de todos.

Última atualização em 13 de novembro de 2021