A Secretaria Municipal de Educação de Lagarto, através do Departamento de Educação Básica – DEB, realizou no último dia 30 de maio a Formação de Gestores Escolares. O objetivo foi compartilhar o Projeto: Gestão de Monitoramento do Sistema Municipal de Educação de Lagarto, com foco no acompanhamento do processo educacional de forma sistemática e periódica, possibilitando práticas de planejamento – Projetos de Intervenção Pedagógica – sustentadas nas análises dos dados e indicadores disponíveis nos bancos de dados do INEP, SAEB, MEC, IBGE, SEMED – Lagarto, das escolas e orientação para aplicação da Avaliação Diagnóstica Externa Municipal. Verificando, dessa forma, o alcance das metas estabelecidas pelo Plano Municipal de Educação (PME), bem como diagnosticando a proficiência dos discentes em relação ao descritores do SAEB.

06

Na ocasião foram expostas as metas, indicadores globais e do processo, as interferências na Melhoria de Aprendizagem dos Educandos e ações: registrar, compilar, medir, processar, analisar e agir.

07

De posse dos dados referentes as questões que interferem no processo ensino-aprendizagem, como: Infrequência escolar, Índice de reprovação, Porcentagem de distorção Idade-Série e Taxa de desistência escolar, os gestores foram orientados para a elaboração do planejamento da formação docente com hora de estudo a ser realizada no dia 8 de junho nas instituições de Educação Básica.

04

Segundo momento – Nos dias 4 e 5 de junho foi realizada mais uma ação da Gestão de Monitoramento: Avaliação Diagnóstica Externa Municipal nas Unidades de Educação Básica do Sistema Municipal de Educação, especificamente nas turmas do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, com objetivo de identificar o desempenho dos discentes em relação ao desenvolvimento das habilidades necessárias.

01

Terceiro momento – No dia 8 de junho, as escolas realizarão a Formação Docente – Hora Estudo com objetivo de analisar os dados referentes ao IDEB 2017; Movimento de Rendimento 2018; Resultado do 1º Bimestre de 2019 e Resultado da Avaliação Diagnostica Externa Municipal. O resultado servirá de base de estudo para que a instituição de ensino possa redirecionar sua ação pedagógica.

Última atualização em 13 de abril de 2021