Nos dias 1º e 4 de abril, os agentes de alimentação escolar participaram de uma capacitação de Boas Práticas na Unidade de Alimentação Escolar, realizada pela Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria de Educação. O curso foi ministrado pelas nutricionistas da Rede Municipal de Ensino: Ramile Leal, Kilma Kiss, Sílvia Mara e Luana Fabíola.

e7e23020 f380 44d0 bd2a 09870e178fea

Para melhor aproveitamento, o treinamento foi dividido em duas partes, de acordo com a região (zonas urbana e rural) onde o profissional exerce suas funções. Já a palestra ministrada abordou os seguintes temas: importância da alimentação escolar, objetivos nutricionais e sociais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), contaminantes alimentares, Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), manipulação higiênica dos alimentos, boas práticas em manipulação dos alimentos e saúde pessoas.

Para o secretário de Educação, Eduardo Maia, “a alimentação escolar, popularmente conhecida como merenda, é uma prioridade da nossa gestão. Nós queremos melhorar não apenas a qualidade dos alimentos, mas, também, na variação de cardápios e, principalmente, no balanço nutricional que estas refeições fornecem aos nossos alunos. Por isso investimos em capacitação e qualificação das nossas agentes de alimentação e na capacidade criativa de nossa excelente equipe de nutricionistas”.

72159f3f c293 46ef a013 546eac1378b3

A capacitação de agentes de alimentação acontece anualmente, como forma de orientar e fornecer o conhecimento necessário para práticas dentro das unidades de alimentação. De modo que, as boas práticas de higienização sejam adotadas na manipulação dos alimentos, principalmente em relação aos procedimentos corretos, à conservação e à limpeza adequada.

“Diante do programa de alimentação escolar, podemos oferecer uma alimentação saudável e de qualidade, sem oferecer risco nutricional aos alunos. Dessa forma, é necessário que os alimentos sejam seguros e sem risco para a saúde”, afirmou a nutricionista Ramile Leal.

72a91d07 bf51 40d0 8699 bad1519eebf0

a45358f7 9777 4b24 a8f1 f4dbef9f3346