A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria da Educação, finalizou a análise da Avaliação Diagnóstica, que tem como objetivo mensurar o desempenho do desenvolvimento da aprendizagem do corpo discente, no período de aula não presencial, em decorrência da pandemia de COVID-19.

A avaliação foi aplicada nas seis Regiões Educacionais (REDUC) de Lagarto, utilizando o método de amostragem.

Foram elencadas duas Unidades de Ensino de cada REDUC, observando o critério do quantitativo de alunos matriculados, entre as maiores e as menores Unidades de Ensino.

Segue relação de Unidades de Ensino elencadas:

Escola Artur Reis (Frei Cristóvão); José Antônio dos Santos; Frei Aloísio; Isaías de Souza Libório; Eliezer Porto; Monsenhor Jason; Manoel Esteves; Brasil; Antônio Xisto dos Santos; Rosendo Ribeiro de Souza; Chile; Inglaterra; Antonio Francisco de Jesus;
Antônio Francisco de Souza;
Cândido Barreto Machado;
João Benício dos Santos; Eudálio de Lima;
João Paulo Rodrigues;
Monsenhor Daltro;
Josefa da Conceição de Jesus Ramos; Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro; José Bernardino da Fonseca; Alberto Santos Dumont; Otoniel Francisco de Jesus.

A avaliação contou com 15 questões de Língua Portuguesa e 15 questões de Matemática, sendo elaborada por Professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Lagarto, baseando-se nas competências e habilidades dispostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e foram aplicadas a estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Para a análise, foram elencados critérios de desempenho, variando de satisfatório a insatisfatório. Desse modo, foi possível verificar o desempenho médio por Unidade de Ensino, bem como o desempenho médio em cada REDUC, com todas elas, no cômputo geral, obtendo resultados acima dos 70% de desempenho Satisfatório.

Com a análise dos resultados, verificou-se uma média da Rede Pública Municipal de 85% de desempenho satisfatório em Língua Portuguesa e 84% em Matemática.

Para o Secretário da Educação, Professor Magson Almeida, “a avaliação nos demonstrou que, apesar das dificuldades apresentadas no ano letivo de 2020 e 2021, as Unidades de Ensino seguem efetuando seu papel frente às adversidades ocasionadas pela Pandemia, com o reforço mais do que necessário, neste momento, da família, no acompanhamento das Atividades Curriculares Não Presenciais, como também o esforço dos nossos alunos, para o mais adequado desenvolvimento da aprendizagem de suas competências e habilidades”.

A Prefeita Hilda Ribeiro, que também é pedagoga, comentou os resultados, enfatizando que “é possível tomá-los como parâmetro, para, assim, a equipe da SEMED, juntamente com o corpo docente, desenvolver formas pedagógicas de conduzir a preparação para as Provas do Saeb e do Saese, bem como meios de realizar uma adequada recuperação da aprendizagem de nossos queridos estudantes”.

Os dados pormenorizados estão sendo utilizados para trabalhos pontuais de recuperação de aprendizagem dos alunos da rede pública municipal de ensino.

Última atualização em 4 de outubro de 2021