As mobilizadoras do Selo Unicef da Prefeitura de Lagarto, a professora Josefa Tavares e a assistente social Kenya Azevedo, estiveram presentes em mais uma capacitação, para debater a formação sobre políticas públicas para prevenção de violência contra crianças e adolescentes.

da85974a 491f 4146 8a8c 2c304e4c3dd4

O objetivo é contribuir para que os municípios adotem estratégias que já se mostraram eficazes para redução de vários índices que envolve adolescentes, principalmente no atendimento adequado a vítimas de violência (especialmente violência sexual), para redução do racismo e municipalização de medidas socioeducativas.

A capacitação trata-se do resultado sistemático e da sua importância junto a esfera municipal. Detalha-se como cada município pode atuar para pontuar e como suas ações terão validação junto ao Selo UNICEF.

A articuladora Kenya Azevedo ressaltou a importância da capacitação. “Um importante encontro com muita produtividade em relação à efetividade das Políticas Públicas, além do incentivo de fortalecimento da rede”, disse.

00a9eabf b5d1 4f35 8346 01565cbe6213

“Esse encontro foi de grande valia para a formação das ações que o município vai atuar para a reta final dessa edição, e apresentar no segundo Fórum Municipal as ações de melhoria da qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes, visando a importância de colocar em prática os seus direitos, para que os mesmos não sejam violados”, informou.

Para a professora Tavares, Lagarto já está na 5ª Edição do Selo Unicef, conquistando todas as vezes o selo de Município Aprovado. “Realizamos diversas ações contínuas com as crianças e adolescentes. Destacam-se o Programa Saúde na Escola (PSE), o Busca Ativa Escolar, entre outras atividades”, afirmou.

a455e66b 3834 4ddf bcec 4b2480605da3

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de todos os municípios sergipanos que possuem o Selo UNICEF. A capacitação tem o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Última atualização em 28 de abril de 2019