No dia 30 de julho, ocorreu o segundo encontro do Ciclo de Formação Remota para Integrantes do Conselho Municipal de Educação de Lagarto (CMEL). Essa foi mais uma iniciativa da Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria da Educação.

O palestrante do dia, o Consultor Educacional e Assessor Técnico em Legislação da Semed, Dr. Allan Veiga, enfatizou a importância dos Conselhos Municipais de Educação e sua respectiva relevância na engrenagem da materialização da Gestão Democrática, possibilitando a participação da sociedade na criação, condução, controle e acompanhamento da gestão pública sobre as diretrizes das políticas educacionais.

Também foram abordados os referenciais para a criação e atuação dos Conselhos Educacionais que constam nos dispositivos Legais, tendo como ponto de partida a Constituição Federal e transitando pelas demais leis que regulamentam a atividade educacional no nosso país.

Os desdobramentos acerca da formação e funções consultiva, normativa, deliberativa, fiscalizadoras, mobilizadora e propositiva dos Conselhos Educacionais foram explanados com maestria pelo palestrante e essenciais para formação de todos os membros que compõem o Conselho Municipal de Educação de Lagarto.

Ao final do encontro, os participantes sinalizaram que estão mais cientes de suas responsabilidades e foram unanimes em ressaltar que devem buscar, dentro de sua esfera de competência, contribuir qualitativamente para que a educação no município de Lagarto seja equânime e de qualidade.

Última atualização em 2 de agosto de 2021