É indiscutível que a obesidade infantil vem crescendo constantemente nos últimos anos. Ela é fator crucial tanto para a saúde na etapa infantil, quanto na fase adulta.

Na infância, este problema pode ser ainda mais agravante, tendo em vista que nesta fase as mudanças de hábitos são fatores complexos a serem alterados, além da falta da compreensão da criança em relação aos prejuízos que a obesidade pode oferecer.

Pensando nisso, a equipe do Programa do Bem Estar Físico Escolar da Secretaria Municipal da Educação, esteve nessa segunda-feira, 20, na UMEI João Almeida Rocha, localizada na Estação, para a aplicação mais uma vez do projeto de prevenção à obesidade dos nossos pequenos estudantes.

“Nessa etapa é fundamental a precaução devido aos problemas e prejuízos a saúde de nossas crianças a curto e em longo prazo. Esse projeto possui uma contribuição muito rica, já que a escola é um espaço de construção cognitiva, física, afetiva e social, tendo sua justificativa somada aos impactos podem acontecer em todas as dimensões que envolvam a escola”, disse o secretário municipal, professor Magson Almeida, que vem acompanhando o projeto de perto.

Para o profissional de educação física e coordenador do programa, professor Airton Douglas, “está mais do que evidente que a obesidade infantil é um sério problema de saúde pública e provavelmente vai agravar quando adultos. Nosso trabalho consiste em diminuir, de forma significativa, a incidência de doenças crônicas. E a escola vem sendo uma das possíveis vertentes de prevenção, pois as crianças fazem ao menos uma refeição na escola, possibilitando um trabalho de educação nutricional”, informou.

Última atualização em 21 de março de 2023