A tarde desta quinta-feira, 6, foi de reinaugurações de mais três escolas públicas municipais, que foram contempladas pelo renova escola e revitalizadas pela Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria da Educação.

Os eventos aconteceram em comunidades da região da Colônia Treze, e contaram com as presenças da prefeita Hilda Ribeiro, dos secretários Magson Almeida (Educação) e Igor Almeida (Obras) e dos vereadores Gordinho da Laranja e Fábio Frank. Além das equipes administrativa e de apoio de cada escola.

A primeira reinauguração foi a Escola Eudálio de Lima, na Pista do Pau Grande, que conta este ano com 238 alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA; sua última reforma foi em 2011. Em um ano e seis meses, a unidade de ensino conseguiu dobrar o número de matrículas e implantar a EJA, graças à estratégia da diretoria e da Secretaria de Educação, em fazerem uma busca ativa dos jovens e adultos para voltarem aos estudos.

9a731823 c151 4dbc b361 139c82f784fd

Foto: Vieira Neto

A segunda escola foi no Povoado Luiz Freire, a Maria Erundina Souza, construída em 1977, no Governo de José Rollemberg Leite e sua última reforma foi 2008. Com um espaço bem amplo para as 70 crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental menor (1° ao 5° ano).

A terceira e última foi a Edbaldo Contreira Celestino, antiga Escola Argentina, no Povoado Açuzinho, construída em 1974 no Governo de Paulo Barreto de Menezes e sua última reforma foi há 12 anos. São cerca de 100 alunos matriculados da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

9bbe7153 9684 420c a2fa 71487f5b6fa1

Foto: Vieira Neto

A prefeita Hilda lamentou a ausência dos alunos, servidores e comunidade para prestigiarem as reinaugurações, por causa do distanciamento social. “Estamos revitalizando dezenas de unidades de ensino para recebermos os estudantes após a pandemia, priorizando as que mais necessitam de melhorias”, afirmou. Mas é um pouco triste não contar por enquanto com os abraços e recepção da criançada nas escolas quando chegamos”.

O professor Magson Almeida, secretário da Educação, comemorou a revitalização de mais escolas. “Levamos às instituições todos os serviços necessários: pintura geral, acessibilidade, manutenção nas redes elétricas e hidráulicas, melhorias na secretaria, cozinha, e banheiros, retelhamento e muito mais”, disse.

Retorno às aulas

“O momento da pandemia é triste, mas a Administração Municipal não pode parar. Além das coletâneas de atividades remotas para os alunos responderem em casa, estamos trabalhando na estruturação das escolas e creches. Vamos deixar tudo pronto, aguardando o retorno das aulas, assim que as autoridades sanitárias e de saúde autorizarem, para que nossos alunos estejam devidamente protegidos. Vamos analisar e decidir, porque a vida sempre será mais importante”, afirmou, sensibilizado, o professor Magson.

Prefeitura de Lagarto

Ações que fazem a nossa esperança sorrir

Última atualização em 7 de agosto de 2020