Em cumprimento ao Ano Letivo, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria de Educação e do Departamento de Educação Básica, promoveu na manhã deste sábado, 18, mais uma formação continuada, denominada “Hora de Estudo”.

05

Duas escolas municipais sediaram simultaneamente as capacitações: A Frei Cristóvão de Santo Hilário ficou com os professores do anos iniciais (1° ao 5° Ano) e a José Antônio dos Santos com os dos anos finais (6° ao 9° Ano).

Metodologias Ativas no cotidiano escolar, o Currículo do Sistema Municipal de Ensino de Lagarto à luz do Currículo de Sergipe, matriz curricular, e descritores (Avaliação do SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) foram os temas tratados pelos professores, coordenadores pedagógicos e diretores das unidades de ensino.

Felipe Souza, Redator de Currículo do Programa de Apoio à implementação da Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC), abordou os caminhos para a implementação do Currículo de Sergipe diante das particularidades da rede municipal de Ensino.

08

Como a necessidade de construção curricular para modalidades não alcançadas a exemplo da EJA e os desafios para a mudança no processo de ensino-aprendizagem através do desenvolvimento de habilidades e competências para além do modelo conteudista tradicional.

Ana Rita Passos, que também é redatora do Currículo de Sergipe, falou sobre a Metodologia Ativa. “Processo amplo e que possui como principal característica a inserção do aluno como responsável pela sua aprendizagem. Surge como proposta para focar o processo de ensinar e aprender na busca da participação ativa de todos os envolvidos, centrados na realidade em que estão inseridos”, destacou.

11

O secretário municipal de Educação, Eduardo Maia, esteve acompanhando os trabalhos da Hora de Estudo nos dois locais e pôde falar com os professores. “A Metodologia Ativa coloca o aluno no centro das atenções do processo de aprendizagem e permite que ele e nós estejamos mais estimulados, com soluções críticas para os problemas”, enfatizou

semed

Disse ainda o secretário que esse é o caminho para nós, que queremos alavancar o nosso IDEB. Nós precisamos nos valer destas metodologias em todas as naturezas, para que consigamos engajar os alunos, sobretudo os especiais, para que estejam no mesmo patamar.

Analisar os dados é de suma importância para o planejamento. Na hora estudo realizada no dia 28 de maio de 2019 foi possível apresentar para os docentes os resultados do IDEB de 2005 até 2017, servindo de Alerta para as escolas, sendo que se faz necessário analisar o fluxo (qualidade do aprendizado).

Além disso, destacou também que no ano de 2019 o termo SAEB substituiu Prova Brasil e Avaliação Nacional de Alfabetização/ ANA, as aplicações acontecem para turmas creche, pré-escola (questionário) e 2º ano, 5º ano, 9º ano e 3ª série do Ensino Médio (Avaliação dos estudantes). O 3º ano do Fundamental, era coberto pela ANA, deixa de existir. Essa mudança acontece por causa da BNCC , que estabelece o fim do ciclo de Alfabetização no 2º ano e não mais no 3º ano.

Última atualização em 13 de abril de 2021