Compartilhe:

A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria da Educação, realizou nesta terça e quarta-feira, 10 e 11, mais uma capacitação técnica com agentes de alimentação de alimentação escolar, com o tema Boas Práticas de Alimentação na Unidade Ensino no Pós-Pandemia, ministrada pela equipe de nutricionistas da Semed e o apoio da estudantes de Nutrição da UFS.

Em função do cenário do Covid-19 é necessário intensificar a frequência da higienização.

Equipamentos e utensílios devem ser higienizados antes e após o uso. Já as superfícies necessitam de higienização a cada duas ou três horas. “Também é necessário disponibilizar lavatórios com água corrente, sabonete líquido neutro, papel toalha descartável e álcool gel 70% para que alunos e servidores higienizem as mãos antes das refeições”, informou a diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Jassiara Carvalho.

Quanto ao manejo de resíduos, a coleta dentro do espaço escolar requer alguns cuidados para diminuir os riscos relacionados à transmissão da covid: Lixeiras devem possuir tampas e acionamento por pedal e a retirada deve ser realizada na ausência dos alunos.

“Vale ressaltar que alunos ou profissionais com Covid-19, ainda que assintomáticos, podem ocasionar a contaminação direta ou cruzada em equipamentos, bancadas e utensílios ao tossir ou espirrar.

Os que apresentarem sintomas gastrointestinais ou respiratórios não devem manipular alimentos, sejam esses sintomas relacionados ao coronavírus”, frisou o professor Magson Almeida.

Os manipuladores devem atentar-se à higienização das mãos; uso de uniforme limpo e avental e sapato fechado; não falar, tossir ou espirrar sobre os alimentos; evitar o uso de celulares; ao provar alimentos utilizar talheres que devem ser higienizados em seguida; não provar alimentos com as mãos; evitar tocar os olhos, ouvidos e máscara; e não retirar a máscara para falar.

Última atualização em 13 de agosto de 2021