Compartilhe:

Na tarde da última segunda-feira, 17, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou sua primeira reunião pedagógica com diretores e coordenadores das unidades da Rede Municipal de Ensino. Na ocasião, a pasta apresentou seu plano de ações e metas para o ano letivo de 2025, como também importantes investimentos que tem feito para melhorar o processo de ensino-aprendizado nas escolas do município.

De acordo com o diretor de Ensino-Aprendizagem da Educação Básica da Semed, professor Joabe Bernardo, foi importante reunir as equipes pedagógicas, porque, a partir de agora, as 76 unidades da Rede Municipal de Ensino contarão com o suporte e acompanhamento constante de uma equipe multidisciplinar distribuída entre nove coordenadorias especializadas no universo infantil, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na Educação Especial.

“Com essa estrutura, as escolas deverão elaborar seus planos de ações e, bimestralmente, apresentar à Semed o relatório de gestão pedagógica, que deverá conter as práticas que tiveram sucesso e insucesso. A partir disso, a equipe multidisciplinar fará um mapeamento para identificar as unidades que apresentam dificuldades e assim elaborar estratégias pedagógicas, de forma suplementar ou complementar, para que cada unidade possa superar os desafios que ocorram ou venham a ocorrer durante todo o processo de ensino-aprendizagem”, detalhou.

Joabe também destacou que as unidades de ensino contarão com um suporte moderno de elaboração e correção das avaliações diagnósticas e contínuas (simulados). Equipes especializadas acompanharão a mobilização de habilidades e o desenvolvimento de competências a partir de cada processo de ensino e aprendizagem. “As turmas que participam das avaliações externas, Saeb e Saese, contarão com simulados produzidos sob composição e terão as correções realizadas por um software que descomplica a realidade pedagógica das unidades. As folhas de resposta, por sua vez, serão corrigidas pela própria Semed, a partir de um software que observará se houve um desenvolvimento favorável ou não e quais foram as habilidades não foram desenvolvidas, eis o diferencial! Então a gente vai conseguir saber qual unidade está com dificuldade, a turma e o aluno. Tudo com muita precisão para que o acompanhamento também ocorra de forma individual e seja ainda mais eficaz”, acrescentou.

Cabe destacar que as iniciativas listadas acima integram o Programa de Acompanhamento Multidisciplinar do Estudante (AME), implantado pela Educação de Lagarto. Nele também constam ações relacionadas à busca ativa escolar, o que permitirá a adoção de medidas que mantenham o aluno em sala de aula e, consequentemente, evite a evasão escolar. “É nessa amplitude que a gente busca observar o aluno de forma integral”, enfatizou o diretor de Ensino-Aprendizagem da Educação Básica.

Para o secretário-executivo da Educação, professor Anselmo Vital, Lagarto vive um momento de reconstrução e, neste cenário, a reunião pedagógica exerceu um papel central no alinhamento de toda a Rede Municipal de Ensino. “Hoje, nossos diretores e coordenadores foram apresentados a toda estrutura de desenvolvimento pedagógico que nós temos, como também foram orientados sobre questões instrumentais”, pontuou.

Já a secretária Municipal da Educação, professora Taysa Mércia, reforçou que todos os esforços estão sendo envidados para garantir uma melhoria significativa nos índices educacionais do Município. “Esse é um trabalho conjunto, contínuo e que precisa do empenho de todos, porque o que todos nós queremos é oferecer um ensino público de qualidade, que é um direito de todo cidadão”, finalizou.

Última atualização em 18 de fevereiro de 2025