Na manhã desta quinta-feira, 23, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal da Educação o 1° encontro da comissão de elaboração do componente curricular- Cultura, contemplada na parte diversificada da Matriz Curricular do Ensino Fundamental.

Na oportunidade, o Pesquisador da Cultura Sergipana, Dr. Marcos Anjos, falou da importância do professor trabalhar a cultura de Sergipe. “É preciso que os professores conheçam a comunidade onde vão trabalhar, o professor precisa compreender os aspecto cultural de cada localidade”, frisou Marcos.

Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular-BNCC, em 20 de dezembro de 2017, os estados iniciaram um plano de trabalho com foco na pactuação entre as redes de ensino, públicas e privadas, com o objetivo de integrá-las na elaboração dos currículos, assegurando os direitos de aprendizagens e as competências gerais contempladas na BNCC para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Nesse primeiro momento foi solicitado aos profissionais diretamente envolvidos com a questão curricular junto aos sistemas de ensino, que trabalhem para montar uma grade curricular que aborde a cultura de Sergipe e cultura local.

A professora Salete falou da importância de falar da cultura de Lagarto: “É preciso que nossos alunos conheçam a cultura de Lagarto, aprenda a valorizar o que é construído pelo nosso povo, aqui temos a mandioca, por exemplo, e devemos mostrar aos alunos a relevância que ela tem para toda população”, afirmou.

A próxima reunião deverá ocorrer no dia 30 de janeiro, para finalizar o projeto de elaboração do componente curricular.

Última atualização em 26 de janeiro de 2020