A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria de Educação, esteve entre os dias 4 e 16 de setembro mobilizando todo o corpo escolar do município para realizar a escolha do Livro Didático 2020. A escolha do livro Didático se dá através do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD.

Secretaria de Educação finaliza escolha do Livro Didático 2020 através do PNLD 21

O processo de escolha mais antigo, voltado à distribuição de obras didáticas para a rede pública do ensino brasileiro, acontece em duas etapas: análise das obras aprovadas pelo Ministério da Educação disponíveis no Guia do PNLD e registro das coleções escolhidas pelo corpo docente de cada escola.

Em Lagarto, o processo de escolha dos livros didáticos para os anos finais do Ensino Fundamental aconteceu em 21 escolas das zonas urbana e rural. Todo o corpo docente esteve mobilizado e a seleção dos materiais foi estabelecida de forma democrática e autônoma.

As unidades de ensino da rede municipal estão agrupadas em seis regiões. Dessa forma, para atender as 21 escolas que oferecem do 6º ao 9º ano, cada escola reuniu sua equipe e posteriormente foram realizadas reuniões em cada região.

Sediaram as escolas José Antônio dos Santos, Inglaterra, Monsenhor Daltro, Adalberto Santos Dumont e na Secretaria de Educação.

O modelo escolhido em conjunto com o Departamento de Educação Básica, Coordenadoras regionais, Unidades escolares e Professores, foi definido através de enquete, conforme o Decreto nº 9.099, de 18/07/2017. Assim, a adoção do material didático será único para cada grupo de escolas.

“Escolher os livros que serão utilizados pelos próximos quatro anos é um símbolo da força e da autonomia que a escola possui. O processo de escolha deverá ser realizado a partir de uma reflexão coletiva, com base nas orientações constantes no Guia do PNLD” , afirmou Odair Chaves, Coordenador do programa municipal.

Secretaria de Educação finaliza escolha do Livro Didático 2020 através do PNLD 5

Última atualização em 14 de outubro de 2019