A Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o objetivo de promover o alinhamento das demandas do Censo Escolar, realizou na manhã desta quarta-feira, 12, no auditório da Semed uma Reunião Técnica de Capacitação sobre o Censo Escolar – Módulo Situação do Aluno 2020.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro e é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

No treinamento do módulo situação do aluno, realizado com todos os gestores das escolas municipais, foi orientado a forma correta de preenchimento no sistema Educacenso, dados esses referentes do ano letivo 2019 e devem ser declarados ao sistema Educacenso tendo como base os registros de admitidos de cada escola (diário de classe, livro de frequência entre outros).

A coordenadora do Censo, Maria de Lourdes Amaral, reforçou aos participantes do encontro a importância do Censo Escolar e da fidedignidade dos dados, que são importantes informações para a realização de um bom processo de ensino aprendizagem. “O censo serve para nós planejarmos as nossas ações, para sabermos o caminho para onde temos que ir, quais as escolas que temos que ampliar as vagas, onde precisamos de mais professores, enfim, nos ajuda a pensar melhor estrategicamente e garantir os avanços na melhoria da educação”, explicou.

Última atualização em 3 de março de 2020