Nesta semana, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), mobilizou técnicos e gestores escolares para um treinamento referente ao Módulo Situação do Aluno 2024, o qual integra a segunda e última etapa do Censo Escolar de 2024. A iniciativa teve o objetivo de capacitar as equipes quanto ao preenchimento dos relatórios e as funcionalidades da plataforma Educacenso, sistema informatizado para o levantamento de dados do Censo Escolar, de modo a assegurar a qualidade dos dados a serem declarados.
De acordo com a coordenadora de Pesquisas e Dados Educacionais da Semed, professora Ellen Luiza de Oliveira, a fase atual do Censo Escolar exige uma atenção redobrada dos gestores escolares, uma vez que consiste no levantamento de informações sobre o movimento e o rendimento dos alunos da rede municipal. “Eles são elo entre a informação advinda da escola e o censo. Por isso, a nossa orientação principal é que se atentem às informações levantadas para que elas sejam fidedignas ao máximo, pois qualquer informação incorreta interfere na vida escolar do aluno e nos resultados para o nosso município”, explicou.
Ela também ressaltou a importância do Censo Escolar de 2024 para o presente e o futuro da educação e dos lagartenses. “Essas informações que estamos levantando para cadastrar no Sistema Educacenso são muito importantes, porque nos dará uma visão panorâmica da educação nacional, estadual e municipal. É por meio delas que a gente consegue visualizar dados que nos permitem obter subsídios para implementar o Plano Nacional da Educação e o Plano Municipal de Educação. Tudo é feito através de pontos que diagnosticaremos nos relatórios fornecidos pelo INEP [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira], para melhorar a qualidade do ensino, a situação dos alunos e ainda promover a reestruturação da Educação do município de Lagarto”, completou.
Para a diretora da Unidade Municipal de Educação Infantil Vovó Aracy Ferreira, situada no povoado Jenipapo, Josenaria Batista, o treinamento chegou na hora certa. “Vejo esse momento como mais uma grande ajuda para que possamos concluir esse processo tão importante para a educação do nosso município”, comentou.
Cabe destacar que a gestão tem enviado esforços para melhorar os índices educacionais de Lagarto. Desde os primeiros dias do ano, a Semed tomou iniciativas para povoar as escolas, orientar as novas equipes diretivas, promover melhorias estruturais nas unidades de ensino e viabilizar programas que terão um impacto significativo no processo de ensino-aprendizagem da Rede Municipal de Ensino.
Além disso, o encontro realizado com os técnicos e gestores escolares foi a multiplicação de um treinamento ministrado por técnicos da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seed/SE) às técnicas da Semed.
Última atualização em 7 de fevereiro de 2025