A parceria entre a Prefeitura Municipal de Lagarto e o SEBRAE por meio da SEMICT reafirma o compromisso da gestão em  fazer o resgate de práticas culturais, potencializando o trabalho dos artesãos lagartenses. A aplicação dessa estratégia, tem a finalidade de estimular ao protagonismo do artesão, frente a sua capacidade de constituir uma fonte geradora de renda quando bem articulada.

Por meio da realização desta parceria, o município tem executado oficinas dinâmicas de artesanato para descoberta e monitoramento de talentos vocacionados e empreendedorismo, tornando os alcançados pela proposta agentes multiplicadores da cultura do artesanato, como também proporcionando aperfeiçoamento das habilidades técnicas dos artesãos que já resultou na construção do primeiro forno coletivo para queima de barro, onde diversos artesãos do município poderão contar com mais este instrumento para confecção aperfeiçoada de sua arte em argila.

Maria do “boi de barro”, como é conhecida, é uma artesã lagartense e revelou que: “estava indo coletar e queimar o barro para a confecção de minha arte, no município vizinho, mas agora com esta iniciativa do Secretário Jailton, logo poderei fazer todo processo aqui em minha cidade, e me sinto mais feliz ainda, em saber que o número de artesãos que trabalham com esse tipo de arte irá crescer devido as novas condições que o município está nos dando”.

As mobilizações já encontram-se no terceiro encontro. Inicialmente, os técnicos da rede e parceiros, atenderam artesãos da sede do município e desde o último dia 27, pretendem alcançar a construção de um grupo de artesãos no Povoado Pururuca em razão do potencial diagnosticado nas áreas de arte em argila e madeira.

As atividades seguem com o apoio da gestão da Prefeita Hilda Ribeiro por meio da SEMICT, da assessoria técnica da arquiteta e consultora do SEBRAE, Sra. Auristela .

Última atualização em 15 de outubro de 2019