A parceria entre a Prefeitura de Lagarto e o Sebrae, por meio da Semict, durante o “II Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde” (o CongrePICS) e o IV Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares (Picsne), reafirmou o compromisso das instituições em potencializar a comercialização do artesanato.

Um evento de natureza multidisciplinar que está ocorrendo desde essa quinta-feira, 15, e se estende até o domingo, 17, na vivência da Universidade Federal de Sergipe (Campus Lagarto).

O encontro trouxe mais de 3 mil turistas para Lagarto, dentre eles pesquisadores, estudantes, movimentos sociais, professores, trabalhadores e usuários, a fim de aprofundar o diálogo e troca de conhecimentos sobre as práticas Integrativas e que também poderão levar de Nossa Terra diversas lembranças feitas artesanalmente por lagartenses.

6aef3dfe adfb 400f 9a03 64fc10e54c4e

As peças estão sendo comercializadas em um stand localizado na área central da vivencia da UFS e na área da “Feira da Economia Solidária” localizado no pavilhão central da Universidade.

“Ambos, objetivando excelência na acolhida turística por meio da expressão de criatividade e também a geração de renda através da comercialização, indicada como satisfatória neste primeiro dia”, assim, destaca a artesã de “patchwork”, Josefa Magali.

“As vendas já começaram bem desde o primeiro dia, pois os turistas tem apreciado muito a diversidade e a identidade cultural empreendida em nossos produtos”, acrescentou.

A gerente do Sebrae Regional Lagarto, Katia dos Anjos, afirma que para o Sebrae a parceria com o município nesta e em outras propostas tem possibilitado ações dinâmicas para a descoberta e monitoramento de talentos vocacionados para o artesanato e, sobretudo para o empreendedorismo.

O secretário Jailton da Mercearia acrescentou que: “acolher bem os turistas que chegam a nossa Lagarto é também poder apresentar a criatividade de nossa gente e, a administração da prefeita Hilda Ribeiro tem demostrado seu apoio total a iniciativas desta natureza.”

Última atualização em 15 de novembro de 2019