Na tarde dessa segunda-feira, 27, em reunião realizada na sede da Secretaria de Turismo de Lagarto (Setur) que contou com a participação de representantes das Secretarias de Planejamento, Cultura, Meio Ambiente, Obras, Educação, Administração, Infraestrutura e Planejamento e Desenvolvimento Urbano a Prefeitura de Lagarto instituiu o seu Conselho Municipal de Turismo.

Após apresentação oficial da nova gestão da pasta, assim como a lei de sua criação, foi iniciada a escolha da diretoria e dos conselheiros representantes da sociedade civil e pública.

A abertura foi feita pelo secretário Lucas Lacerda Rafaini, que por sua vez recepcionou todos os representantes das secretarias supracitadas e explanou sobre a importância do Conselho para o desenvolvimento do turismo em nossa cidade.

A representante da Semed, Catarina Costa, enfatizou em sua fala a estima que tem a cidade de Lagarto no campo do turismo, sendo um município com elevado potencial.

Complementando sua fala, o secretário afirmou que se empenhará cada dia mais para fomentar a economia através do turismo, fala que, segundo o artesão José Correia, “ele já começou a colocar em prática, com o apoio que vem dando ao artesanato local”.

Na sequência tomou a palavra outro representante da Semed, André Barbosa, que falou da necessidade da criação do Conselho com o intuito e condições legais de captar recursos junto ao Governo Federal.

O conselheiro falou também sobre a necessidade da cidade em movimentar nossos pontos turísticos e trazer para Lagarto reconhecimento além fronteiras e assim atingir públicos maiores.

A conselheira Catarina procedeu a leitura da nova lei do turismo, como também a lei de formação do Conselho do Turismo.

Durante essa reunião também discutiu-se a possibilidade da disponibilização de recursos técnico e financeiro, a fim de incentivar e explorar as atividades artesanais e artísticas do município e a possibilidade de exploração deste setor nas dependências do Balneário Bica pelos respectivos presentes.

Por fim, escolhidos os titulares e suplentes e feita a eleição para escolha do presidente e vice-presidente, foi feita apresentação dos representantes do poder público e da sociedade civil, ficando assim constituído o Conselho:

Catarina da Costa Santos de Alexandria – Presidenta
Fabiana Melo Nascimento – Vice-presidenta

Demais Membros do Conselho:

Carlos Bruno Bomfim de Jesus
Jaqueline Cristiane de Andrade Figuerôa
Josino Barbosa Sobrinho Neto
Juliana Santana de Novaes
João Farias Júnior
André Barbosa de Santana
Laise Gabriela Oliveira Silva
Maria Ione do Nascimento
Éder Cláudio Ferreira Santana
Fabiana da Silva Menezes
Maria Beatriz Santana Santos
José Correia dos Santos Júnior
e Leonardo Lima Almeida Fontes.

Última atualização em 28 de março de 2023