A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde, informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo inicia nesta segunda-feira, 10, e segue até o dia 13 de março. Desta vez, o público-alvo são pessoas de 5 a 19 anos, que ainda não receberam a dose da vacina.

O objetivo da Campanha é alcançar o público que ainda não se vacinou ou que precise complementar esquemas de vacinação da tríplice viral. A complementação será feita a partir da análise do cartão de vacinação e conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. Por isso, é importante que na dúvida se a vacina foi aplicada ou não, dirigir-se até um posto de saúde mais próximo, com uma caderneta de vacinação para que possa ser verificada a necessidade de uma nova aplicação.

Para as pessoas que não possuem caderneta de vacinação e não sabem se foram vacinadas, é importante também procurar uma unidade. O dia “D” de mobilização nacional acontecerá no próximo dia 15 de fevereiro.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina, encontrada nas unidades de saúde da Prefeitura de Lagarto.

Última atualização em 13 de abril de 2021